TSE inicia testes de segurança em urnas eletrônicas para eleições de 2024

Nesta segunda-feira (27), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início ao teste público de segurança das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 2024. Este procedimento é uma prática regular realizada desde 2009.

Na sétima edição dos testes, especialistas em tecnologia da informação terão a oportunidade de examinar os equipamentos responsáveis pela coleta e transmissão dos votos dos eleitores.

Foto: Divulgação / TSE

Os investigadores inscritos para participar destes testes terão a função de inspecionar os firmwares das urnas, que são programas que controlam as partes eletrônicas dos equipamentos, além do sistema responsável pela apuração e votação.

Ao todo, 40 especialistas, incluindo seis mulheres, realizarão os testes, executando 34 planos de avaliação nas instalações do TSE até a próxima sexta-feira (1°).

Em 2021, nos testes realizados antes das eleições do ano passado, foram identificados pontos vulneráveis nas urnas eletrônicas. O TSE afirmou que as falhas foram corrigidas em maio daquele ano, antes das eleições, assegurando que o sigilo do voto e da totalização da apuração não foram violados.

Leia anterior

3° Voley Day terá interação com jogadores no Parque Taquaral

Leia a seguir

Previsão de Recorde nas Emissões Globais de CO2 em 2023