Valinhos fecha campanha de multivacinação com 6.457 doses aplicadas

Saúde registrou comparecimento de 2.719 pessoas em locais de vacinação durante a ação que durou 2 meses

Valinhos aplicou 6.457 vacinas durante a Campanha de Multivacinação realizada para atualizar as cadernetas das crianças e adolescentes de até 14 anos. Durante a ação realizada de 30 de setembro a 30 de novembro, a Secretaria de Saúde registrou o comparecimento de 2.719 pessoas em locais que aplicaram os imunizantes.

O maior número de doses foi aplicada em menores de um ano, com 4.844, bem acima das 2.272 da campanha de 2021. Na faixa etária de 5 a 14 anos a melhora dos números foi ainda melhor: foram 1.613 doses aplicadas este ano, contra 587 de 2021.

Ao contrário de 2022, a campanha deste ano não fez uma convocação geral do público-alvo, mas somente das crianças e adolescentes que precisaram, de fato, atualizar a caderneta. Em relação a 2021, quando as regras foram idênticas e não houve meta estipulada na ação, houve melhora dos indicadores da vacinação em Valinhos.

Em 2021 foram 501 comparecimentos e 2.272 doses aplicadas em menores de 1 ano. Na faixa etária de 5 a 14 anos foram 965 comparecimentos e 587 doses.

A Secretaria da Saúde informa que a diferença entre número de crianças vacinadas e o número de doses aplicadas se dá pelo fato de que cada criança pode ter tomado mais de uma das vacinas diferentes que compõem a caderneta.

A lista de imunizantes que foram colocados à disposição para atualização na campanha incluiu doses da pentavalente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, SCR (1ª dose), tetraviral SCR (2ª dose), além de hepatite A. Além disso, a ação também teve aplicações de vacinas contra a covid-19 e a gripe.

Todas as vacinas permanecem disponíveis nas 14 Unidades Básicas de Saúde da cidade. Basta apresentar documento com foto e a caderneta (se tiver).

Leia anterior

Espetáculo de Ballet ‘Coppélia’ em Valinhos com ingressos solidários

Leia a seguir

Projeto Música e Sustentabilidade realiza apresentação na Casa da Criança neste sábado