Top 3 de pilotos da temporada 2023

Com o fim do Mundial, vencido com a maior dominância da história por Max Verstappen, quais pilotos completam os 3 maiores destaques do ano?

Por Bruno Marques

Nenhum outro piloto na história de 73 anos da Fórmula 1 conseguiu uma performance tão avassaladora, pra não dizer humilhante, quanto Max Verstappen explicitou neste ano. Ninguém tinha conseguido feitos tão extraordinários como vencer 19 das 22 etapas da temporada (86,3% de aproveitamento).

Nunca alguém ganhou 10 provas consecutivas, subiu 23 vezes no pódio e acumulou 575 pontos. Imparável no ano, Mad Max fez tudo isso. Mas, muito atrás dele, houveram coadjuvantes. Quem foram?

1º Max Verstappen (Red Bull): Absolutamente superior a todos em 2023, ano que se sagrou tricampeão. Das 22 etapas, conseguiu 19 vitórias, 12 poles, foi o que fez mais voltas mais rápidas (9) e o que foi eleito mais vezes o piloto do dia (4).

Completou todas as provas com 19 vitórias, dois 2º lugares e um 5º. Está em um nível muito acima de todo o resto do grid e já estabeleceu sua era. Já é o terceiro piloto com mais vitórias (54) atrás só de Schumacher e Hamilton.

2º Lewis Hamilton (Mercedes): Depois de 7 títulos, 103 vitórias e não ter mais nada a provar para ninguém, é nítido que o maior piloto da história da F1 já está, desde o ano passado, na curva descendente da carreira.

É normal e acontece com quase todos. Ainda assim, o inglês foi o 3º no Mundial e, embora não tenha vencido mais, conseguiu 6 pódios e 59 pontos a mais que o companheiro de equipe.

3º Fernando Alonso (Aston Martin): Teve um começo de temporada tão bom que surpreendeu até ele mesmo. Passou boa parte do campeonato em 2º só atrás de Verstappen.

Acabou em 4º, conquistando 8 pódios. Foi o melhor campeonato do veterano desde 2013. Tudo isso aos 42 anos, dobro da idade de alguns do grid, e a motivação e energia de um jovem somada à experiência de um recordista de GP’s.

Leia anterior

Próxima edição do “Quarta é Feira” conta com apresentação de Anderson Solano

Leia a seguir

Chuva de meteoros pode ser visto no Brasil