Indústria estima PIB de 1,7% em 2024 e elevação de 3% neste ano

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresenta suas projeções econômicas, prevendo um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 3% para este ano e uma expansão de 1,7% em 2024. No entanto, a CNI ressalta que o crescimento de 2023 não inicia um novo ciclo de desenvolvimento, pois o PIB atual foi influenciado por fatores conjunturais excepcionais.

Para 2024, a indústria de transformação e construção têm previsões mais moderadas, com crescimento estimado em 0,3% e 0,7%, respectivamente. Essa recuperação, no entanto, compensa as quedas verificadas no ano corrente, onde a indústria de transformação deve encerrar com uma retração de 0,7%, e a indústria da construção, com um recuo de 0,6%.

Em 2023, a CNI prevê um crescimento de 2,6% no consumo das famílias e uma queda de 3,5% nos investimentos. Isso leva à redução da taxa de investimento em relação ao PIB, passando de 19,3% em 2022 para 18,1%. A entidade destaca a necessidade de uma estratégia de médio e longo prazo para manter taxas de investimento acima de 20% do PIB.

Ricardo Alban, presidente da CNI, ressalta que o crescimento sustentado está vinculado ao aumento do investimento e destaca a importância da agenda da economia verde, sustentabilidade, pesquisa, inovação e transformação digital para impulsionar o desenvolvimento econômico.

A CNI projeta um cenário menos otimista para o mercado de trabalho em 2024, com uma alta prevista de 2,9% na massa salarial, em comparação com o aumento de 6,4% registrado neste ano. O documento ressalta que os efeitos da política monetária, com juros altos, podem impactar negativamente o emprego ainda no final deste ano.

Quanto ao cenário internacional, a CNI antecipa um ambiente pouco favorável, que pode impedir novos recordes no saldo positivo da balança comercial. Em 2023, o saldo recorde se deveu aos volumes exportados de produtos agropecuários e da indústria extrativa.

O Informe Conjuntural da CNI destaca a importância de estratégias sustentáveis e inovadoras para fortalecer a economia brasileira diante dos desafios globais.

Leia anterior

Os ingressos para os shows 73ª Festa do Figo 28ª ExpoGoiaba estarão disponíveis para a venda a partir desta sexta-feira

Leia a seguir

Prefeitura de Valinhos amplia serviços aos produtores rurais com coleta e análise de água