News

Projeto ‘Reforço Escolar’ em Valinhos fortalecem aprendizado de 2,5 mil alunos

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Valinhos atendeu, no ano de 2023, um total de 2.566 estudantes no “Reforço Escolar”, uma iniciativa voltada para alunos do ensino fundamental (a partir do 2º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o contraturno.

O projeto, que oferece aulas e atividades específicas de Língua Portuguesa e Matemática, concentra-se não apenas no aprendizado acadêmico, mas também na elevação da autoestima dos estudantes. O objetivo é desenvolver conteúdos e habilidades que, porventura, não foram totalmente absorvidos durante as aulas regulares.

“Este projeto foi concebido para atender às necessidades individuais de cada aluno, proporcionando um ambiente inclusivo e mais estimulante. Nosso propósito é criar oportunidades para o desenvolvimento e sucesso de todos”, destaca o secretário da Educação, William Leite da Silva.

A diretora do Departamento de Educação Pedagógica, Elisângela Pereira Barreto, salienta que a atuação dos educadores é um diferencial significativo. Ela explica que, diante das demandas de ensino nas aulas de Reforço Escolar, o professor precisa ser flexível, criativo e inovador, aplicando sua experiência profissional e de formação às situações didáticas.

“Lidar com a baixa autoestima dos alunos com defasagem de aprendizado é um desafio. Para isso, é essencial que o professor seja sensível para perceber o potencial de cada estudante, acreditando em suas capacidades para incentivá-los”, destaca a diretora.

Leia anterior

Peça “Uma Turma da Mesada” acontece nesta sexta-feira

Leia a seguir

Bazar de Natal oferece itens por preço acessível