Prefeitura de Valinhos amplia serviços aos produtores rurais com coleta e análise de água

A coleta em campo é realizada por uma equipe técnica do Departamento de Agricultura, em parceria com um laboratório de análises terceirizado

A Prefeitura de Valinhos está intensificando seus esforços para oferecer serviços essenciais aos produtores rurais do município. Por meio da coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação, a administração municipal está promovendo a coleta de água de poços artesianos e poços “caipiras” em propriedades rurais, visando atender às necessidades da comunidade agrícola.

A iniciativa, que faz parte do Programa Valinhos Agro, busca não apenas impulsionar o crescimento da agricultura familiar, mas também contribuir para o bem-estar coletivo nas áreas rurais, prevenindo possíveis contaminações hídricas e, consequentemente, doenças relacionadas.

Até o momento, 30 coletas já foram realizadas e estão sendo analisadas. Os resultados serão em breve disponibilizados aos agricultores pela equipe do Departamento de Agricultura. O secretário José Eduardo Camargo destaca a importância dessa ação, que se alinha às políticas públicas voltadas para a saúde e qualidade de vida na zona rural.

A coleta em campo é realizada por uma equipe técnica do Departamento de Agricultura, em parceria com um laboratório de análises terceirizado. Agricultores cadastrados junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico podem solicitar a visita para a coleta, que é feita dentro dos padrões técnicos para garantir resultados confiáveis.

O diretor do Departamento de Agricultura, Aluísio José Mamprim Brunello, explica que, inicialmente, 100 análises estarão disponíveis no projeto-piloto. Os agricultores podem solicitar a visita para a coleta, e a equipe entrará em contato assim que os resultados estiverem prontos, fornecendo orientações necessárias para o tratamento e correção da água.

Além da análise de água, a Prefeitura mantém serviços de coleta de solo e produção de matéria orgânica para adubação, como parte dos esforços para aumentar a produtividade agrícola no município. Os agricultores interessados em obter mais informações sobre os processos de análise de água e solo podem contatar o Departamento de Agricultura, localizado na Rua Dr. Cândido Ferreira, nº 45, no Centro, ou ligar para (19) 3829-5200.

Leia anterior

Indústria estima PIB de 1,7% em 2024 e elevação de 3% neste ano

Leia a seguir

Avenida Invernada, em Valinhos, lidera ranking de multas de trânsito em 2023