Suspensão temporária do cadastro e recargas para passes Escolar e Universitário durante as férias

A obtenção do Bilhete Único Universitário e Escolar, assim como as recargas, encontra-se temporariamente suspensa devido às férias escolares, conforme a Resolução nº 351/2023 da Secretaria Municipal de Transportes, publicada no Diário Oficial do Município em 18/12/2023.

Durante esse período, a suspensão das recargas não afeta os alunos dos cursos de educação profissional técnica de nível médio, desde que comprovada a continuidade das aulas. Exceções também são feitas para alunos em recuperação, que podem recarregar seus passes exclusivamente na sede da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), localizada na rua Onze de Agosto, 757, Centro.

O Passe Escolar permanece válido no Sistema de Transporte Público Coletivo de Campinas, mesmo durante os períodos de suspensão do cadastramento e da comercialização de créditos.

Foto: Divulgação

Estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, assim como de Cursos Técnicos que utilizaram o Bilhete Único Escolar em 2023, devem confirmar sua matrícula na escola para garantir a aprovação do benefício e manter o desconto na tarifa de ônibus em 2024.

A Transurc projeta receber 25 mil solicitações de estudantes de Campinas para o Bilhete Único Escolar em 2024 e 11 mil para o Bilhete Único Universitário.

A partir de 3 de janeiro, estudantes que mudaram de estabelecimento de ensino ou de residência, ou não tinham o benefício neste ano letivo, podem acessar o site da Transurc (www.transurc.com.br), utilizar os links: “Cadastro Bilhete Escolar” ou “Cadastro Bilhete Universitário” e seguir as instruções para a solicitação on-line. O preenchimento completo dos dados, incluindo CPF, foto e comprovante de residência válido, é obrigatório e deve ser feito digitalmente.

Após a aprovação do cadastro, o aluno deve quitar a taxa de duas tarifas vigentes, cujo boleto deve ser impresso no site, para liberar a recarga ou o cartão (para novos usuários).

Em caso de dúvidas sobre este benefício, os usuários podem contatar o Disque-Transurc pelos telefones 0800 014 0204 (para telefone fixo) ou 3731-2600 (para celular).

Quem tem direito

O Bilhete Único Escolar (cartão azul) é destinado a estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e cursos técnicos da rede oficial e particular, proporcionando um desconto de 60% na tarifa de ônibus. O benefício é oferecido a alunos que residem na cidade, a mais de 1.000 metros do estabelecimento de ensino.

Estudantes universitários que frequentam aulas em regime presencial integral também devem se cadastrar pelo site para obter o Bilhete Único Universitário (cartão cinza), que concede um desconto de 50% na tarifa. O interessado deve morar em Campinas, estar regularmente matriculado em instituição de Ensino Superior do município e residir a mais de 1 quilômetro da universidade. Mesmo os estudantes que usufruíram do benefício em 2023 devem se recadastrar pelo site.

Leia anterior

Mega da Virada terá sorteio histórico com prêmio acumulado de R$ 550 milhões

Leia a seguir

Curso de turismo rural encerra com aula especial sobre uso do figo roxo na culinária