Formatura da 1ª turma da academia de formação da Guarda Civil Municipal (AFAP)

O treinamento abrangeu diversos temas, desde legislação até defesa pessoal e primeiros socorros

Em uma cerimônia solene realizada no Centro de Artes, Cultura e Comércio Adoniram Barbosa (CACC), a Prefeitura de Valinhos celebrou a formatura da primeira turma da Academia de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (AFAP) da Guarda Civil Municipal (GCM) na sexta-feira (15).

A solenidade contou com a entrega de certificados aos 22 aspirantes, que agora integram as fileiras da GCM. Dentre os formandos, 15 são naturais de Valinhos, seis de Vinhedo e um de Itatiba. A prefeita anfitriã do evento, Capitã Lucimara de Godoy, entregou os certificados junto ao prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, e ao representante do prefeito de Itatiba, Luís Antônio Henrique Pereira, secretário de Segurança e Defesa do Cidadão.

Além da formação prática e teórica, a prefeita enfatizou os investimentos da cidade em infraestrutura na área de segurança, citando a Muralha Digital, o Programa Olho Vivo e as novas viaturas da GCM. Entre os formandos de Valinhos, a guarda-civil Turra, Cláudia Turra de Andrade, expressou sua surpresa positiva com os cuidados dedicados à formação, incluindo aspectos psicológicos e emocionais.

A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, representantes das corporações de outras cidades e entrega de brevês e certificados. A formatura destacou os três melhores recrutas, um de cada cidade: Wagner Fabiano Riva de Valinhos, Diego Henrique Sanavio de Vinhedo e Pablo Caetano de Oliveira de Itatiba.

Ao final, a turma homenageou a prefeita Capitã Lucimara, o paraninfo Valtencir Pelegrini e a comandante da GCM de Valinhos, Sandra Magalhães, simbolizando o agradecimento aos 48 instrutores envolvidos no curso de formação, que abrangeu 30 semanas, totalizando aproximadamente 1200 horas entre aulas teóricas e práticas, incluindo estágio. O treinamento abrangeu diversos temas, desde legislação até defesa pessoal e primeiros socorros.

Leia anterior

Prefeitura de Valinhos abre inscrições para o curso gratuito de costura de bonés

Leia a seguir

Bruna Louise se apresenta em Campinas nesta semana com espetáculo único