News

Aumento no número de vereadores e subsídios aprovados por unanimidade em Valinhos

A proposta foi apresentada pela mesa diretora e, a partir do pleito de outubro próximo, 19 vereadores poderão ser eleitos

Na sessão ordinária de 2023, realizada em 12 de dezembro, os vereadores de Valinhos aprovaram por unanimidade uma medida significativa: o aumento no número de vereadores eleitos e o reajuste no valor dos subsídios, de R$ 12.900 por mês a serem pagos a partir da legislatura de 2025. A proposta foi apresentada pela mesa diretora e, a partir do pleito de outubro próximo, 19 vereadores poderão ser eleitos, assumindo seus cargos em janeiro de 2025.

Conforme a Constituição Federal, municípios com uma população entre 120 mil e 160 mil habitantes podem ter até 19 vereadores, com subsídios podendo alcançar até 50% dos vencimentos de um deputado estadual. Com base no Censo 2022 do IBGE, que aponta uma população de aproximadamente 126 mil habitantes em Valinhos, a cidade se enquadra nesse critério.

Vale ressaltar que na última legislatura (2017-2020), os vereadores haviam votado pela redução do número de eleitos para 2025. Contudo, essa proposta foi reconsiderada, visto que alguns dos atuais 17 vereadores poderiam não se reeleger. Dessa forma, o subsídio atual de pouco mais de R$ 6 mil continuará sendo pago até o final do próximo ano.

A decisão tomada na última sessão de 2023 tem impacto direto na próxima eleição municipal, marcada para o primeiro domingo de outubro de 2024. Neste pleito, os eleitores de Valinhos escolherão não apenas o prefeito(a) e seu vice, mas também os vereadores que comporão a Câmara Municipal.

Leia anterior

CCR RodoAnel prevê fluxo intenso no Natal, passando de 876 mil veículos

Leia a seguir

Projeto de Rafa Zimbaldi transforma GCM em Polícia Municipal e reforça atuação ostensiva nas ruas