Prefeitura e Sesi celebram sucesso do curso de robótica para 300 alunos da rede pública

A EMEB Franco Montoro organizou uma festa para os estudantes concluintes no dia 18 de dezembro

A Prefeitura de Valinhos, em parceria com o Sesi, finalizou com êxito um curso inovador de robótica na rede pública, beneficiando 300 alunos e encerrando o ano letivo com resultados positivos. Além das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Jerônymo Alves Corrêa e Cecília Meireles na primeira fase, o projeto se estendeu às EMEBs Horácio de Sales Cunha e Governador André Franco Montoro.

O curso, inédito na rede municipal, visa ampliar o desenvolvimento e a aprendizagem em competências como pensamento científico, crítico e criativo, ensino computacional, resolução de situações-problema e trabalho em equipe. Nas cerimônias de conclusão, representantes do Sesi, da Prefeitura e da Secretaria da Educação estiveram presentes para parabenizar os estudantes.

Durante o curso, os estudantes contaram com o apoio de material didático online, acessando a plataforma MakeCode

Na EMEB Horácio de Sales Cunha, 61 alunos tiveram a oportunidade de participar do curso, realizado por meio de aulas práticas duas vezes por semana no contraturno. Um evento especial na última sexta-feira (15) marcou a entrega dos certificados de conclusão.

Em comemoração à conclusão desta etapa significativa na vida dos alunos, a EMEB Franco Montoro organizou uma festa para os 79 estudantes concluintes. Na cerimônia, realizada na última segunda-feira (18), os pais foram lembrados da importância da família na educação dos filhos.

Durante o curso, os estudantes contaram com o apoio de material didático online, acessando a plataforma MakeCode, e utilizaram placas processadoras Micro:bit com sensores, botões de acionamento e matriz de LEDs integrados. O conteúdo abrangeu iniciação em programação, automação e princípios da robótica. Em 2024, o programa continuará atendendo unidades de ensino em Valinhos, com duas escolas recebendo o curso a cada semestre do ano letivo.

Leia anterior

Saiba quantas proposituras os vereadores apresentaram em 2023

Leia a seguir

Os riscos dos fogos de artifício para os animais