Iphan inicia consulta para fortalecer a cultura pernambucana

Iphan realiza consulta pública para revisão do Plano de Salvaguarda do Frevo, promovendo debates sobre demandas e ações para preservar esse bem cultural. A consulta, aberta a partir desta terça-feira (9), busca reavaliar e aprofundar discussões sobre estratégias de curto, médio e longo prazo visando a proteção do ritmo musical e dança brasileira originados em Pernambuco. Lançado em 2011, o Plano de Salvaguarda serve como guia para a preservação e promoção do frevo.

Foto: Reprodução

Participantes podem contribuir através de um formulário disponível no site do Iphan até o dia 9 de fevereiro. O documento apresenta objetivos divididos em quatro seções – temas gerais, música, dança e agremiações. A comunidade pode concordar, discordar, não opinar e/ou sugerir alterações em cada um deles. A consulta visa democratizar o processo, permitindo ampla participação na definição dos objetivos de salvaguarda.

Os resultados serão divulgados durante o IV Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo, programado para o final de fevereiro e início de março. A expectativa é que a consulta contribua para a expansão do debate na comunidade, enriquecendo o processo de preservação desse importante patrimônio cultural brasileiro.

Leia anterior

Meninas Malvadas: O Musical estreia nesta quarta-feira, dia 10

Leia a seguir

Anvisa aprova Vacina Zalika contra a covid-19, com imunização eficaz em pessoas a partir de 12 anos