Resultados do Enem 2023 disponíveis amanhã

Nesta terça-feira (16), serão divulgados os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Para acessar as notas, os participantes devem utilizar a Página do Participante, por meio do login único da plataforma gov.br.

O Ministério da Educação (MEC) informa que as notas dos “treineiros”, participantes que fazem o exame para autoavaliação, serão disponibilizadas em março. Mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do Enem.

O espelho com a avaliação das redações estará disponível 90 dias após a divulgação dos resultados. O MEC reforça que os textos são avaliados conforme as cinco competências apresentadas na matriz de referência, podendo atingir até 1000 pontos, mas fatores como fuga ao tema, extensão inferior a sete linhas, trecho desconectado do tema proposto, não seguimento da estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame podem resultar em nota zero.

Além de avaliar o desempenho ao término da educação básica, o Enem é crucial para ingresso na educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados também são utilizados em processos seletivos e como critério para acesso a auxílios governamentais, incluindo o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Leia anterior

Oportunidades de emprego: PAT oferece 253 vagas em diversas áreas

Leia a seguir

1ª Noite Gospel acontece nesta quinta-feira no Palco Frutas da Festa do Figo