Parceria realizada entre a Prefeitura e a Embrapa busca o desenvolvimento rural na cidade
Valinhos está realizando uma série de ações no setor agrícola como forma de valorizar essa área através do Programa Valinhos Agro. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação está investindo no trabalho técnico com profissionais da área em apoio ao homem do campo. Em especial, nesta terça-feira, 13, em comemoração ao Dia Mundial do Agrônomo.
Um dos profissionais fundamentais para o sucesso da agricultura, cuidando do manejo de diferentes culturas e planejando o cultivo de forma a garantir uma produção otimizada, indicando tecnologias e conhecimentos cientificamente embasados para a eficiência da atividade agrícola.
Além de visitas periódicas, com o suporte técnico e mapeamento de todas as propriedades rurais de Valinhos, a equipe do Departamento de Agricultura desempenha uma série de atividades para o desenvolvimento do setor.
Em abril, a Prefeitura de Valinhos e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), formalizaram uma parceria durante dois anos para buscar o desenvolvimento rural na cidade.
Recentemente, pensando na preservação do meio ambiente houve um recolhimento de mais de 5.900 embalagens vazias de defensivos agrícolas, com o apoio dos produtores rurais do município.
A ação fez parte do projeto Dia Verde-Azul que teve o objetivo de incentivar e apoiar os produtores a realizarem o descarte correto dos resíduos. Essa foi uma parceria da Associação Agrícola de Valinhos e região, Sindicato Rural e Associação Cultural Nipo-Brasileira do Bairro Macuco.
“Já em maio, promovemos uma Missão Empresarial com a participação de nossa equipe técnica e de agricultores. Em visita à Agrishow, em Ribeirão Preto, maior feira de tecnologia da América Latina, voltada para o setor do Agronegócio, 60 produtores rurais de Valinhos participaram da Missão organizada pelo Sindicato Rural e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas – Unidade Valinhos), com o objetivo de contribuir com os empresários e produtores rurais locais lhes proporcionando a participação no evento em busca de network e conhecimento”, conta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho.
Saiba mais
O Dia Mundial do Agrônomo, comemorado em 13 de Setembro, tem como intenção homenagear todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente no setor agropecuário, da agricultura ou da agronomia.
A disciplina, cujo nome quer dizer “manejo do campo”, chegou no Brasil no fim do século 19. Aqui, a primeira escola de agronomia foi fundada em 1875 em São Bento das Lajes, na Bahia, e tinha por objetivo a formação de mão de obra especializada para o cultivo da lavoura no país, que começava a receber os primeiros imigrantes europeus para trabalhar no campo.
Em 1966, sob o governo Costa e Silva, a profissão passou a ser normatizada também pela Lei Federal 5.194/66. Ela prevê, por exemplo, que o termo correto para designar a ocupação não é “agrônomo”, mas sim “engenheiro agrônomo”. Porém, como ela foi publicada em 24 de dezembro, comemora-se o Dia do Engenheiro Agrônomo em 12 de outubro, data em que Vargas criou os conselhos em 1933.