Estudantes aprenderam sobre a importância das árvores na recuperação de lençóis freáticos e do uso consciente da água
Nesta sexta-feira, 22 de março, em celebração ao Dia Mundial da Água, mais de 100 alunos do 4º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª Alice Sulli Nonato participaram de um plantio coletivo de mudas. O objetivo dessa atividade foi proporcionar aprendizado sobre a importância das árvores na preservação dos lençóis freáticos.
Os alunos partiram em uma caminhada até a Área de Preservação Ambiental (APA) no Residencial Beira Rio, onde realizaram o plantio das mudas. A iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental, composto pelo Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) e pelas secretarias de Educação, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura.
Pietro Henrique Gomes da Silva, de 9 anos, compartilhou o que aprendeu durante a atividade: “Aprendi que devemos preservar a natureza e a água, além de não jogar lixo na rua para evitar a contaminação do esgoto, já que o tratamento da água demanda muito tempo”.
Os estudantes foram sensibilizados sobre a importância do uso consciente da água e estratégias para economizá-la no dia a dia, como ao regar as plantas, tomar banho e escovar os dentes.
“Água é fundamental para nossa saúde, para as plantas e para o bem de todos. As árvores também nos beneficiam, purificam o ar, contribuem para a preservação do meio ambiente e são belas”, afirmou Marina Vitória Santos Silva, de 9 anos.
Como brinde, os alunos receberam copos personalizados do DAEV. A ação contou com o apoio do Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM), do Patrulheiro Amigo da Escola (PAE) e da Secretaria de Mobilidade Urbana.