Aos 13 anos, artista de Vinhedo realiza sonho da primeira exposição individual no Memorial do Imigrante

Mostra reúne cerca de 44 obras de Pedro Ribas da Silva, que desenha desde os 3 anos, e será inaugurada no Dia das Crianças

A paixão por desenhos que começou ainda na primeira infância está prestes a ganhar um novo capítulo na vida de Pedro Ribas da Silva, artista de 13 anos que nasceu e mora em Vinhedo. No Dia das Crianças, ele realizará um dos seus maiores sonhos: inaugurar sua primeira exposição individual no Memorial do Imigrante, reunindo trabalhos que retratam sua evolução artística e momentos importantes de sua história.

Pedro desenha desde os 3 anos de idade. O interesse pelas artes visuais surgiu da admiração por filmes de animação, cujas cenas ele gostava de reproduzir no papel. Com o tempo, a brincadeira se transformou em uma paixão, que hoje se expressa em diferentes técnicas e estilos.

A exposição contará com aproximadamente 44 obras, entre trabalhos inéditos e peças de seu acervo particular. O público poderá conhecer desenhos realistas, caricaturas, cartuns, trabalhos em nanquim, pinturas com lápis de cor e acrílica sobre tela.

Entre as obras selecionadas estão desde seu primeiro desenho realista até produções premiadas no Salãozinho de Humor de Piracicaba, evento no qual Pedro também teve a oportunidade de criar o cartaz oficial em 2025. As experiências, segundo ele, foram importantes para fortalecer sua motivação e inspiração, além de trazer orgulho pelas conquistas alcançadas tão jovem.

A mostra também terá um significado afetivo especial. Entre os trabalhos estará um desenho feito em homenagem ao avô, que faleceu no ano passado. A obra representa uma lembrança pessoal que agora será compartilhada com o público.

O convite para expor no Memorial do Imigrante partiu do secretário de Cultura, Renato Romanetto, como parte da programação do mês das crianças. Para Pedro, a oportunidade representa a realização de um sonho e uma nova etapa em sua trajetória.

Incentivo para novos artistas

Além de apresentar seu trabalho, Pedro espera inspirar outras crianças e adolescentes que também gostam de desenhar ou desejam começar a explorar o universo artístico. Sua mensagem é direta: acreditar nos próprios sonhos e no próprio potencial, sem medo ou vergonha de mostrar sua arte.

Aos 13 anos, o jovem artista já coleciona experiências importantes e mostra que a criatividade pode abrir caminhos desde cedo. No Dia das Crianças, sua história ganha espaço em uma exposição que celebra não apenas seus desenhos, mas também a dedicação, a memória e a coragem de compartilhar aquilo que ama.

Leia anterior

Aposta feita no Centro de Valinhos acerta a quina da Mega-Sena e leva R$ 33,3 mil

Leia a seguir

Fim de semana terá calor e pancadas de chuva em Valinhos