Quarta, 30 Setembro 2020

Campinas terá até 12 locais para eventos com drive-in e aguarda avanço à fase amarela para incluir espaços públicos

Projeção de cinema drive in no Galleria Shopping em Campinas — Foto: Reprodução
Jota Quest faz show no evento Arena Sessions, no formato drive-in, em São Paulo — Foto: Divulgação

Campinas (SP) prevê a realização de eventos no modelo drive-in em até 12 lugares diferentes da cidade. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Social e de Turismo, espaços públicos do município devem ser incluídos neste total, mas só depois do avanço da região à fase 3 - amarela do Plano São Paulo de retomada da economia, que define maior flexibilização dos serviços durante a pandemia da Covid-19.

O Executivo começou a receber os pedidos de alvará no dia 27 de julho. Três dias antes, a administração confirmou que deu o aval para empresas e produtores de evento iniciarem as solicitações para as atrações em drive-in. A prática, comum em cinemas nas décadas de 1950 e 1960, ganhou força novamente no Brasil durante a quarentena por permitir que as pessoas tenham acesso à ações de entretenimento cultural de dentro do carro, evitando aglomeração de pessoas.

Em entrevista ao G1, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Social e de Turismo, Alexandra Caprioli, informou que, no momento em que o município avançar à etapa amarela, espaços públicos como a Pedreira do Chapadão, Parque Ecológico, kartódromo da Lagoa do Taquaral e a Praça Arautos da Paz - fechados durante a fase laranja do Plano SP - serão incluídos como possibilidade para receber drive-in, o que vai permitir ampliar a capacidade e realizar eventos gratuitos.

Além destas tradicionais áreas públicas da cidade, outros locais como shoppings e espaços de eventos privados também vão sediar as atrações, totalizando o índice de 12 espaços previstos pela administração para implantar a medida. As modalidades de entretenimento que serão incluídas no modo drive-in, segundo o Executivo, serão cinema, shows, apresentações de dança, celebrações religiosas, entre outras.

Pedidos de alvará

Até o fim do mês de julho, Campinas recebeu quatro pedidos de alvará para realizar eventos no modelo drive-in na cidade, sendo três para cinema e um para show. Veja os detalhes:

  • Cinema (Iguatemi Campinas)
  • Cinema (Galleria Shopping)
  • Cinema (Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio)
  • Show musical (Floresta Park, no distrito de Sousas)

De acordo com a administração, o valor dos investimentos não foi divulgado porque varia para cada tipo de evento. "Acho que todos nós estamos em busca de um entretenimento seguro. Ninguém aguenta mais ficar em casa. Então não é só o tipo de evento que vai fazer diferença, às vezes a pessoa nem quer ver aquele filme ou aquele show, mas ela vai pela sensação de sair, de ver algo diferente", afirmou a secretária.

A titular da pasta ainda informou que, mesmo com a flexibilização das atividades mediante o avanço da região no Plano SP, o formato de eventos em drive-in deve se manter por mais tempo por envolver setores da economia, como entretenimento, alimentação e atrações audiovisuais, que devem ser os últimos a voltar à normalidade.

A liberação para as solicitações oficiais de alvará só foi possível após uma avaliação detalhada da Vigilância Epidemiológica, que atestou baixo risco de contágio da Covid-19 durante este tipo de entretenimento.

Por Marcello Carvalho, G1 Campinas e Região


Veja mais notícias sobre Campinas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 30 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection