Domingo, 17 Outubro 2021

Água do enxágue da máquina de lavar pode ser utilizada como água de reuso

Imagem Ilustrativa

Uma das formas mais eficientes de se evitar o desperdício de água pode estar na sua lavanderia. Em época de estiagem, a água do enxágue – aquela que sai da máquina de lavar roupas, com sabão e amaciante – pode ajudar na higienização de áreas internas e externas dos imóveis, colaborando diretamente à economia e ao uso consciente da água.
A média de gasto por lavagem é de 61 litros a 83 litros nas máquinas de lavar que têm abertura frontal, podendo ser entre 98 a 144 litros nas que têm abertura superior. "Se você começar a coletar essa água para higienizar o quintal ou a frente de sua casa, vai economizar até com o sabão. Utilizo a água do enxágue da máquina de lavar durante o ano todo, pois é uma aliada na limpeza e na economia da casa", disse a munícipe e servidora do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), Patrícia Tabet.
A utilização dessa água do enxágue deve ser feita em, no máximo, até dois dias de sua coleta e a reservação pode ser feita de forma bastante simples. Somente são necessários recipientes com capacidade de armazenamento, tais como baldes ou tambores. Se a opção for pelo uso de um galão plástico, ainda será possível improvisar uma espécie de cisterna.
Algumas máquinas de lavar roupas mais modernas até já contam com a funcionalidade de reutilização da água de enxágue. 
Em equipamentos mais antigos, a reservação exige mais atenção. Para não descartar o recurso é possível desencaixar a mangueira de drenagem da parede e colocar a sua ponta dentro de um recipiente com capacidade de reservar o total que será despejado. Assim que terminado o procedimento da lavagem do ciclo escolhido, a água poderá ser coletada.
Apesar de não ser indicada para regar as plantas, pode ser usada para a limpeza de calçadas, quintais, para áreas nas quais haja o trânsito de animais domésticos e até para a higienização de carros. Se acondicionada de forma compatível e em recipientes com torneira instalada na parte inferior, é possível até utilizar a água de enxágue em lavadoras de alta pressão.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 17 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/