Domingo, 17 Outubro 2021

Curso de capacitação da GCM de Valinhos inicia nesta segunda-feira (23)

Reunião da GCM de Valinhos

A Guarda Civil Municipal de Valinhos (GCM) iniciou nesta segunda-feira (23) o Estágio de Qualificação Profissional (EQP), curso de requalificação e atualização deste ano, atendendo aos requisitos definidos por Lei Federal, que determina a realização do curso de 80 horas anualmente. O EQP acontece na sede da GCM e terá duração de três meses, com término previsto para o fim de novembro.

O Estágio de Qualificação Profissional será ministrado a todos os integrantes da GCM e tem como principal objetivo transmitir conhecimentos técnicos e científicos voltados para a preservação da vida humana, segurança cidadã e atendimento ao público; capacitar os integrantes da Guarda no uso de técnicas de defesa pessoal e armas não letais; capacitar a GCM a agir dentro dos princípios da legalidade, proporcionalidade e necessidade, quando necessário o uso da força; além de estreitar os vínculos com a comunidade, propiciando uma maior sensação de segurança.

O curso será dividido em dois módulos, contendo aulas expositivas e dialogadas, além de dinâmicas e práticas, que serão ministradas por Guardas da GCM de Valinhos, de Louveira e profissionais da Secretaria de Mobilidade Urbana de Valinhos. O Módulo I, com 28 horas/aula, contém matérias como Atribuições da Guarda Civil Municipal Ambiental, Conduta Ética Profissional, Fiscalização de Trânsito e Uso de Armas Não Letais. Já o Módulo II, com 52 horas/aula, apresentará aos integrantes da Guarda conteúdos como Armamento e Tiro, Técnicas Operacionais e Uso de Sonômetro.

Após a finalização dos Módulos, será considerado aprovado o GCM que obtiver frequência de 100% no curso, bem como nota igual ou superior a cinco pontos, que será aplicada pelo instrutor mediante avaliação dos critérios: assiduidade, comportamento, participação e desempenho.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 17 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/