Terça, 04 Agosto 2020

DAEV retira 4 caminhões de entulho irregular de reservatórios

Entulho irregular de reservatórios

Equipes do Departamento de Manutenção do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) retiraram esta semana quatro caminhões grandes de entulhos despejados em terrenos de reservatórios de água tratada da cidade. O que deveria ter sido manutenção de rotina e capinação dos locais se transformou em uma grande ação para remover lixo, móveis velhos e outros materiais descartados irregularmente por moradores em área pública.

A limpeza e retirada de entulho foi realizada nos terrenos dos reservatórios Parque Florence, Jardim Morada do Sol, São Marcos, Santa Maria, Jardim do Lago e Colina dos Pinheiros. Após a limpeza, o DAEV fixou faixa no local com o aviso "Proibido Jogar Lixo e Entulho" e telefones para denunciar infratores: 153 ou 0800–133-839.

O presidente do DAEV, Ricardo Gardin, disse que o problema foi agravado ao longo da quarentena em função da pandemia do novo coronavírus, que está mantendo famílias em isolamento, que aproveitam o período para arrumar a casa e quintal.

"Quando os moradores descartam irregularmente lixo de suas casas em áreas públicas ou privadas, provocam outro problema, ainda mais grave, porque favorecem criadouros de mosquitos transmissores de doenças como a dengue. Materiais sem uso devem ser descartados corretamente no Ecoponto Municipal", afirmou Gardim.

Em abril deste ano, o DAEV já havia realizado o mesmo procedimento e alertou a população sobre os perigos do descarte irregular de móveis e outros objetos inservíveis em áreas públicas, principalmente em terrenos onde estão localizados os reservatórios de água.

O presidente do DAEV afirmou que o descarte irregular próximo a reservatórios coloca em risco a saúde pública. "Deixar móveis e outros materiais inservíveis no interior dos terrenos ou nas calçadas dos reservatórios é um risco à saúde e uma prática perigosa por atrair insetos e animais, inclusive venenosos", disse.

Gardim ressaltou que as áreas do DAEV são limpas e roçadas com frequência, obedecendo a um cronograma de manutenção. Ele apelou à população para que faça a destinação correta de seus lixos e materiais sem uso no Ecoponto Municipal, localizado na Rua João Bissoto Filho, n° 2.245, ao lado do Recanto dos Velhinhos.

O Ecoponto Municipal recebe gratuitamente pequenas quantidades de entulhos em geral, recicláveis, galhos, resíduos de poda e capina, móveis e eletrodomésticos sem uso. Os funcionários utilizam Equipamentos de Proteção Individuais (EPI) para garantir segurança no manuseio do material e evitar contaminação com coronavírus.

O descarte irregular de materiais inservíveis em ruas, calçadas, praças públicas, privadas, áreas verdes ou qualquer terreno é crime, passível de punição.

Fonte: PMV

.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 04 Agosto 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection