Quarta, 27 Outubro 2021

Educadora Social fala sobre superação dos desafios na profissão

Educação Social

O Dia Nacional do Educador Social, 19 de setembro, foi instituído para homenagear estes profissionais e a data oficial é comemorada no dia de nascimento do educador Paulo Freire, reconhecido mundialmente por todo importante legado desenvolvido na área da educação. Confira entrevista com Maria Ivanilde Rinaldo Alves, profissional da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos que explicou mais sobre seu trabalho:

Quais foram as suas motivações para escolher a profissão de educador social?

Eu sempre tive grande afinidade com a educação e com crianças e adolescentes, assim tive a certeza que poderia me realizar como educadora e fazendo a diferença no mundo, assim me matriculei no curso de pedagogia. Logo que concluí a graduação iniciei as pesquisas para ingressar na profissão, foi quando participei do processo seletivo na Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos. Estou na instituição há mais de 10 anos e vejo como ampliei, ainda mais, o meu olhar para a importância do educador social. Atuamos como orientadores, como um farol sinalizador de oportunidade e caminhos.

Como você supera os desafios da profissão?

Nosso preparo teórico e técnico que aprendemos em cursos são importantes, porém percebi que é vivenciando o dia a dia com as crianças que entendi de fato a minha vocação. No início não era nada fácil controlar as emoções ao conhecer cada história, com o tempo, mesmo me sensibilizando profundamente, fui me fortalecendo, pois somente assim sei que posso apoiar melhor as crianças e adolescentes. Então, saber equilibrar as emoções é um dos maiores desafios que percebi em minha jornada profissional.

Como é a sua rotina dentro da Casa da Criança?

Quando eu chego confiro os registros do dia com os outros educadores, converso com os acolhidos, combinamos as atividades, acompanho a alimentação, cuidados pessoais, lições, aulas, cursos, vou com eles ao médico quando necessário, promovemos atividades na quadra, recreação e reservamos um tempo importante para as conversas individuais, momento para cantar e contar histórias na hora de dormir.

Como você equilibra a sua vida profissional e pessoal?

Meu marido e filho são muito companheiros, eles me apoiam e admiram o meu trabalho. Assim como trabalho em turnos de 12 horas no período das 18h às 6h na instituição e 36 horas de descanso, consigo organizar as atividades profissionais e pessoais também. Hoje meu filho tem 13 anos, então ele cresceu conhecendo essa rotina e entendendo a importância do meu trabalho para a nossa família e para a vida das crianças acolhidas também.

Quais são as situações mais gratificantes de uma educadora social?

Sentir que contribuímos na construção de histórias de vida. Muitas vezes as crianças chegam inseguras, com muito medo do passado, do presente e do futuro, é quando nosso trabalho de acolhimento entra em ação. Precisamos plantar, regar, cuidar do local, esperar até que as folhas, flores e frutos possam surgir. Neste sentido, temos muitos relatos, sempre que possível, seguimos acompanhando as histórias de vida de ex-acolhidos, a grande maioria conquista uma vida com boas realizações, digna e feliz. Isso para a gente não tem preço. Reafirma as minhas ideias iniciais, que ser educadora é atuar no processo de crescimento saudável das pessoas e da sociedade. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários: 1

Sharon em Sábado, 02 Outubro 2021 18:08

How i got my Ex lover back after a divorced by the help of DR NCUBE a marriage/relationship specialist. contact him if you need help WHATSAPP DR NCUBE ON +2348155227532
his email is..... drncube03@gmail.com





he also have #herbs for

Pregnancy

Infertility herbal medicine mixture.

#hiv/aids

#cancerdisease

#fibroid

#diabetes



















How i got my Ex lover back after a divorced by the help of DR NCUBE a marriage/relationship specialist. contact him if you need help WHATSAPP DR NCUBE ON +2348155227532
his email is..... drncube03@gmail.com





he also have #herbs for

Pregnancy

Infertility herbal medicine mixture.

#hiv/aids

#cancerdisease

#fibroid

#diabetes





























How i got my Ex lover back after a divorced by the help of DR NCUBE a marriage/relationship specialist. contact him if you need help WHATSAPP DR NCUBE ON +2348155227532 his email is..... drncube03@gmail.com he also have #herbs for Pregnancy Infertility herbal medicine mixture. #hiv/aids #cancerdisease #fibroid #diabetes How i got my Ex lover back after a divorced by the help of DR NCUBE a marriage/relationship specialist. contact him if you need help WHATSAPP DR NCUBE ON +2348155227532 his email is..... drncube03@gmail.com he also have #herbs for Pregnancy Infertility herbal medicine mixture. #hiv/aids #cancerdisease #fibroid #diabetes
Visitante
Quarta, 27 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/