Quarta, 08 Dezembro 2021

Escotismo ajuda a moldar jovens auxiliando na sociedade e praticando o bem

Dia do Escoteiro

No dia 1º de agosto, Escoteiros de todas as partes do mundo se reúnem para comemorar o Dia do Escotismo, prática reconhecida pelo seu método educativo, que proporciona aos jovens das mais diferentes culturas e credos a oportunidade de se tornarem cidadãos ativos em suas comunidades, contribuindo na construção de um mundo melhor.

São Jorge é conhecido como um santo guerreiro, uma vez que ele foi soldado de cavalaria, e logo cedo ficou conhecido por sua bravura. O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros, por considerá-lo um modelo a ser seguido.

O escoteiro tem diversos lemas, como "estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação". Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo. Confira entrevista com Robson Moreira, Diretor Presidente e Coordenador do Ramo Pioneiro no distrito de Campinas.

Como começou sua jornada no escotismo até os dias atuais?

Comecei no movimento escoteiro com 9 anos de idade como Lobinho e não sai mais, durante a minha vida como jovem passei pelos 4 ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, como adulto já fui Assistente de Seção, Chefe de Seção, Diretor Administrativo e hoje acumulo os cargos de Diretor Presidente e Coordenador do Ramo Pioneiro no distrito de Campinas que possui um total de 22 Grupos Escoteiros espalhados pela região.

O que te motivava participar do grupo de escoteiros?

Os jovens são minha maior motivação dentro do movimento escoteiro, estou ali com o propósito de levar a eles tudo que o escotismo me proporcionou e ainda proporciona, vez a evolução deles dentro do movimento é algo único que só quem participa ativamente pode sentir.

Qual objetivo/missão dos escoteiros para quem não conhece?

O objetivo do movimento escoteiro em todo o mundo é formar cidadãos de caráter e ativos na sociedade focado em socialização e liderança.

Em celebração a este dia, o que você colocaria que esse movimento traz de positivo para a sociedade?

O Movimento visa tornar o mundo melhor do que encontramos através de atividades atraentes e diversificadas, como o maior movimento juvenil do mundo agregando mais de 40 milhões de pessoas entre jovens e adultos voluntários.

Como os escoteiros podem ajudar nesse momento complicado de pandemia? A sociedade pode colaborar com os escoteiros?

Os escoteiros tem dentro de seus princípios ajudar o próximo e durante a pandemia não foi diferente, diversos grupos se mobilizaram em campanhas de arrecadação ou ajudaram em campanhas realizadas por outras entidades, o Grupo Escoteiro Valinhos ajudou em diversas campanhas em parceria com a FEAV aqui no município. Em algumas cidades grupos escoteiros chegaram a disponibilizar suas sedes para montagem de hospitais de campanha e atualmente alguns são pontos de vacinação. O Escoteiro estará sempre apoiando a comunidade no que for preciso.

Quais as atividades que os escoteiros realizam no dia a dia para quem não conhece?

O dia a dia de nossas atividades é muito variado são atividades como acampamento, exploração, técnicas de sobrevivência, socialização, desenvolvimento de liderança através de jogos, cozinha mateira, nós e amarradas, pioneiras feitas de madeira ou bambu, primeiros socorros, grandes acampamentos com jovens do mundo inteiro entre outras atividades.

Uma mensagem para quem deseja fazer parte do grupo de escoteiros de Valinhos?

Venha viver essa aventura que é o movimento escoteiro, quem conhece se apaixona e não tem vontade de sair, somos um grupo aberto a todas as pessoas independente de qualquer etnia, credo, orientação o movimento é para todos.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/