Quarta, 27 Outubro 2021

FEAPAES-SP defende que inclusão nas escolas regulares deve respeitar o direito de escolha das PCDs

Cadeira de rodas

As mudanças no cenário da educação inclusiva começaram a levantar um tema bastante pertinente e que diz respeito à questão da inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Por tratar-se de um universo muito complexo e que vai além das discussões das redes sociais ou de paixões ideológicas, é preciso pensar que o cenário deste grupo de indivíduos no Brasil é diverso e que a solução em si não está dentro apenas da escola regular, mas de uma rede que seja capaz de abrigar e incluir todos, desde pessoas com graus de deficiências leves aos quadros mais severos.

Diante desse cenário, a Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) entende que as famílias das pessoas com deficiências têm o direito de escolher a escola que querem colocar os seus filhos. Seja em escola de educação especial ou em uma escola regular de ensino, uma vez que o entendimento é que há um cenário complexo, com níveis diferentes no que diz respeito à locomoção, cuidados e atividades que nem todas as unidades de educação da rede estão aptas a exercer.

Flávia Catanante, mãe de pessoa com deficiência é uma das que não querem que a inclusão na rede regular seja arbitrária, mas que a família possa decidir onde o seu filho será inserido. "Como mãe de pessoa com deficiência, quero ter o direito assegurado de decidir onde quero que meu filho estude, baseado nas necessidades que tem. Além do professor especialista, preciso da equipe que cuidará para que ele seja posturado adequadamente durante as atividades acadêmicas, que o troque de posição quando ele se sentir incomodado, que saiba dosar e administrar a alimentação oral ou gastroenteral, que oriente a família quando novas abordagens forem necessárias", contou Flávia Catanante, que também é coordenadora de Educação e Ação Pedagógica da Federação das APAES do Estado de São Paulo.

Algumas questões são, para muitos casos, até mesmo de infraestrutura e pessoal, já que muitas das escolas do estado de São Paulo, principalmente as públicas, não têm condições de disponibilizar enfermeiras ao lado das pessoas com deficiência 100% do tempo, realizando um trabalho de reabilitação ou então ajudando na alimentação.

"A FEAPAES-SP apoia a inclusão escolar na rede regular de ensino, e também entende que toda escola regular deve ser efetivamente inclusiva, juntamente com a disponibilização e manutenção das escolas especializadas e centros de atendimento educacional especializado, que atendam o público com deficiências de média e alta complexidade, em que a frequência na escola necessite de múltiplos apoios", afirma a presidente da FEAPAES-SP, Vera Lucia Ferreira.

As APAES paulistas, assessoradas pela FEAPAES-SP, atendem os alunos pervasivos, que não conseguem se beneficiar da rede regular de ensino, por diversos motivos, como se alimentar por sondas ou precisar de balão de oxigênio, por exemplo. Já aqueles que possuem condições de serem incluídos na rede, são encaminhados pelas APAES, e ainda continuam sendo acompanhados nas outras áreas de atendimentos das APAES, que é assistência social e saúde, quando houver a necessidade.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários: 1

Sharon em Sábado, 02 Outubro 2021 18:08

How i got my Ex lover back after a divorced by the help of DR NCUBE a marriage/relationship specialist. contact him if you need help WHATSAPP DR NCUBE ON +2348155227532
his email is..... drncube03@gmail.com





he also have #herbs for

Pregnancy

Infertility herbal medicine mixture.

#hiv/aids

#cancerdisease

#fibroid

#diabetes



















How i got my Ex lover back after a divorced by the help of DR NCUBE a marriage/relationship specialist. contact him if you need help WHATSAPP DR NCUBE ON +2348155227532
his email is..... drncube03@gmail.com





he also have #herbs for

Pregnancy

Infertility herbal medicine mixture.

#hiv/aids

#cancerdisease

#fibroid

#diabetes





























How i got my Ex lover back after a divorced by the help of DR NCUBE a marriage/relationship specialist. contact him if you need help WHATSAPP DR NCUBE ON +2348155227532 his email is..... drncube03@gmail.com he also have #herbs for Pregnancy Infertility herbal medicine mixture. #hiv/aids #cancerdisease #fibroid #diabetes How i got my Ex lover back after a divorced by the help of DR NCUBE a marriage/relationship specialist. contact him if you need help WHATSAPP DR NCUBE ON +2348155227532 his email is..... drncube03@gmail.com he also have #herbs for Pregnancy Infertility herbal medicine mixture. #hiv/aids #cancerdisease #fibroid #diabetes
Visitante
Quarta, 27 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/