Quarta, 08 Dezembro 2021

Camila Fussi fala sobre importância da capoeira como arte e inclusão de mulheres no esporte

Capoeirista Camila Fussi

O Dia do Capoeirista é comemorado em 3 de agosto, Capoeirista é o indivíduo que pratica capoeira, um estilo de dança e luta que é originalmente típica da região Nordeste do país, em especial na Bahia, mas que hoje em dia está em todo país, inclusive São Paulo, Valinhos e região, e até no mundo, tornando-se internacional.

A capoeira é reconhecida como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.

Vale apontar que, durante muitos anos, mais precisamente do fim do século XIX até meados do século XX, praticar capoeira no Brasil era considerado um crime, de acordo com a lei "Sampaio Ferraz", de 1890.

Apenas após vários anos, com o governo de Getúlio Vargas, os capoeiristas puderam finalmente exercer esta arte livremente pelo país. Hoje, a capoeira é um dos principais cartões de visita da cultura brasileira em todo o mundo. Para celebrar nossa cultura, entrevistamos uma capoeirista, Camila Fussi Santos, professora, 31 anos, para nos contar sua ligação com o esporte.


Quando a capoeira entrou na sua vida e porque começou a praticar?

A capoeira entrou na minha vida em 2002, quanto eu tinha 12 anos. Comecei a praticar por incentivo do meu pai e da minha família, já que descobrimos um grupo de capoeira próximo a minha residência. No começo era mais para prática de exercício físico mesmo, mas eu pouco sabia o quão contagioso é este jogo.


Por quanto tempo praticou capoeira?

Quando iniciei, treinei por aproximadamente 3 anos, depois parei. Quando retornei, acredito que fiquei mais uns 2 anos.


Qual cordão (nível) da capoeira você está?

Eu tinha parado no cordão amarelo, estava prestes a trocar, mas precisei parar os treinos por motivos particulares.


Como você vê a participação de mulheres na capoeira?

A participação das mulheres na capoeira é extremamente importante para a sociedade, pois podemos ver a força que elas tem o gingado, a malandragem. Isso não é apenas "coisa de homem". Pela história, a capoeira sempre foi predominante para homens. Se você pesquisar fotos da origem, dificilmente vai encontrar alguma mulher jogando numa roda de capoeira. Isso felizmente mudou conforme a evolução humana, mas ainda podemos melhorar. Atualmente, quando vejo rodas de capoeira, ainda a grande maioria é do sexo masculino.


Qual a importância da capoeira para nossa cultura?

A capoeira faz parte da nossa cultura, quando os negros foram trazidos da África para o Brasil, jogavam capoeira como ato de resistência e luta. Por muito tempo essa arte foi proibida e considerada perigosa. Muito triste saber disso, né? Mas conforme o tempo foi passando a sociedade entendeu a capoeira de uma forma realmente cultural, e até hoje faz parte do mundo todo. Por isso, é importante preservarmos e valorizarmos esse ato de jogar capoeira que é lindo e tão nosso.


A capoeira é um esporte bom para crianças ou para quem você indicaria a prática?

A capoeira é boa para todas as idades. Porém, como os exercícios exigem muito esforço e condicionamento físico, claro que para crianças e mais jovens o aprendizado acaba ficando mais fácil. São exercícios que mexem com todos os músculos do corpo, bastante agachamento, voltas, enfim, manobras mais complexas. Mas, nada que com dedicação e esforço, uma pessoa de qualquer idade consiga alcançar.


Quais os benefícios para corpo e mente que a capoeira proporciona?

São inúmeros benefícios, o corpo sente cada músculo numa aula de capoeira, os treinos são puxados. Ou seja, só aí já temos o corpo em ação sempre. A mente relaxa com o som do atabaque, do berimbau, as músicas são tão lindas e relaxantes. A parte social também é um destaque, pois um grupo de capoeira acaba virando uma família, e esse envolvimento promove amizades e momentos em nossas vidas. Ser capoeirista é realmente se envolver nessa arte e ter um momento "relax" para ser feliz e saudável ao mesmo tempo.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/