Quarta, 08 Dezembro 2021

Saiba como funciona a Barragem das Figueiras

CLT

A maior parte das pessoas que passam pelo Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva, no Jardim Pinheiros, nem imagina que a lagoa lá existente integra um sistema mais complexo de reservação de água bruta, que é a Barragem das Figueiras. Além do lago do CLT, a estrutura também conta com três outras lagoas que ficam no Parque dos Lagos, todas localizadas na extensão da Avenida Drº Altino Gouvêia.

A Barragem das Figueiras, da qual o lago do CLT faz parte, é responsável por 22,3% da água consumida no município. O recurso bruto é enviado à Estação de Tratamento de Água (ETA) I, no Vila Embaré, que realiza os procedimentos que são necessários para que a água tratada seja distribuída na cidade.

Dentro do período de estiagem, a Barragem das Figueiras opera, atualmente, com 44% de sua capacidade total, conforme dados da Sala de Situação do DAEV atualizados em 29 de julho de 2021. Ainda sobre a barragem, a estrutura não compreende somente o uso dos lagos de forma isolada. A gestão do sistema de abastecimento é feita pensando no todo.

No sistema da Barragem das Figueiras, o CLT tem o nível de água que mais pode variar entre as lagoas que integram a estrutura. "Isso porque essa lagoa é o ponto de captação do recurso dentro da barragem. A variação de nível pode se dar de um dia para o outro, a partir da necessidade de consumo pelos moradores. Quando o consumo é maior entre a população, o nível fica mais baixo. Já os lagos do Parque dos Lagos fazem o equilíbrio do sistema", explica DAEV.

A operacionalidade da Barragem das Figueiras, segundo o Departamento de Operação, compreende desde a preservação e recuperação do manancial, até o controle de vazão e reservação, passando pela captação e a pela distribuição do recurso bruto para o tratamento. O sistema da barragem também conta com o suporte da reserva técnica da Barragem Santana do Cuiabano, que tem capacidade de reservação estimada em 120 mil m³ de água e que, atualmente, opera com 81% de sua capacidade (dados de 29 de julho de 2021).

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/