Quarta, 08 Dezembro 2021

Valinhos vacina apenas 60% das crianças contra a gripe

Foto divulgação

Um terço das crianças de Valinhos e quase metade das gestantes ainda precisam se vacinar contra a gripe para que a cidade atinja a meta de 90% de imunização nessas duas populações. A campanha de vacinação vai até o dia 24 de julho em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 9h às 15h, e está aberta a todos os moradores de Valinhos.

O balanço mais recente da Secretaria da Saúde de Valinhos aponta que 60,15% das 7.029 crianças de 6 meses a menores de 6 anos tomaram a vacina, totalizando 4.228 doses. A meta é atingir a 90%.

O índice de vacinação de gestantes também permanece abaixo da meta. O número de gestantes em Valinhos é estimado em 1.034 mulheres, mas apenas 547 delas receberam as doses, cobertura de 52,90%. Em 2019, a cobertura desses dois grupos chegou a 80% em Valinhos, abaixo da meta de 90%, mas bem acima dos índices deste ano.

A Campanha Nacional foi prorrogada até 24 de julho e está aberta para todos os moradores interessados em receber a vacina. Moradores que integram grupos de risco e ainda não se imunizaram devem procurar as UBSs.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a vacina contra influenza é muito importante para prevenir gripes e reduzir a demanda por serviços de saúde, principalmente neste período de pandemia de coronavírus.

Embora não tenha eficácia contra o covid-19, ajuda os profissionais de saúde a excluir a contaminação por influenza no diagnóstico das síndromes gripais e covid-19, já que os sintomas são parecidos.

A prorrogação da campanha foi necessária devido ao baixo índice de imunização de grupos prioritários de crianças e gestantes

As puérperas também devem aproveitar a prorrogação da campanha para se imunizar. Foram 127 doses aplicadas, atingindo 74,71% dessa população estimada, mas ainda assim distante da meta de 90%. No grupo de adultos de 55 a 59 anos, incluído este ano na campanha, 2.156 moradores se vacinaram, o que representa 38,67% da população estimada em 5.575 pessoas. Não há meta de vacinação para este perfil.

Em Valinhos, o público alvo considerado prioritário pelo Ministério da Saúde é de 29.978 pessoas, sendo que 27.085 se vacinaram, 90,35%. No caso dos idosos e profissionais de saúde, a vacinação superou a meta, chegando a 123,53% e 125,35% respectivamente, o que contribuiu para aumentar a média geral, embora o índice de vacinação de gestantes e crianças se mantenha muito baixo.

Todos os públicos

"Durante esta última fase de imunização, devido ao estoque de doses no município e a chegada de novos lotes, a Prefeitura de Valinhos ampliou a vacinação contra a gripe para todos os públicos, de forma que, além de atender aos grupos prioritários, possa atender boa parte da população", explicou a diretora de Saúde Coletiva, Cláudia Maria dos Santos.

"É muito importante que as pessoas que não se vacinaram, se vacinem, já que estamos no pico da epidemia de covid-19 no município, e em meio a outras doenças respiratórias que trazem risco", orientou a diretora.

Os grupos prioritários de imunização incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhador de Saúde, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, professores, caminhoneiros, povos indígenas, moradores de 55 a 59 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, força de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas, colaboradores do Metrô, CPTM e Correios, funcionários da limpeza urbana e moradores em situação de rua.

Fonte: PMV

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/