Circuito Sesc de Artes movimenta Praça Washington Luiz em comemoração aos 129 anos de Valinhos

Evento cultural reuniu música, circo, literatura, dança e oficinas interativas em uma tarde de arte e integração para toda a família

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e em parceria com o SESC-SP, realizou neste domingo, 1º de junho, a edição 2025 do Circuito Sesc de Artes, que ocupou a Praça Washington Luiz com uma programação diversificada e gratuita. O evento fez parte das comemorações de 129 anos de Valinhos e ofereceu ao público de todas as idades atividades como música, circo, teatro, literatura, dança, cinema e oficinas tecnológicas.

A cidade não estava inicialmente no circuito, mas graças à articulação da administração do prefeito Franklin com o SESC-SP, o município foi incluído. “Foi uma realização muito importante, que levou muita arte e cultura à praça. Ficamos encantados com as atrações e com a ocupação de um ponto tão simbólico para Valinhos”, comentou o secretário de Cultura, Fabrício Bizarri.

O gerente do SESC Campinas, Hideki Yoshimoto, destacou o entusiasmo com o retorno do evento à cidade: “A última edição aqui foi em 2017. Agora, vemos um público engajado e uma praça viva, mostrando que Valinhos está pronta para receber grandes ações culturais”.

Atrações para todos os gostos

O público pôde curtir apresentações como:

  • 🎧 DJ Naômi
  • 💃 Espetáculo ‘Requebrando’ – Cia. Diladim
  • 🤹‍♀️ ‘Fabuloso Acrotejo Musical’ – Cia. Naniko’s Circus
  • 📚 Histórias Pretinhas – contação com a Cia. Caruru
  • 🎮 Oficina Pixel Art – criação de chaveiros inspirados em games
  • 🎥 Rotas Afro XR – experiências em realidade virtual e aumentada

A tecnologia esteve presente com visitas imersivas a lugares históricos da cultura negra paulista, como o Quilombo Corumbataí, a Igreja do Rosário em Campinas e a Casa do Hip Hop de Piracicaba.

Valinhos abraça a cultura

Moradores elogiaram a iniciativa e destacaram a importância da democratização da cultura. “É muito importante ter acesso à arte. Temos espaços incríveis que precisam ser ocupados”, afirmou Elaine Cruz Guião. Luciana Bonadia, que curtiu o evento com a filha Elisa, também aprovou: “Estamos gostando bastante da programação. É diferente e divertida, ótima para a família”.

Marol Andrade, acompanhada do filho Otto, resumiu: “Ver o SESC movimentando a cidade e trazendo essas atividades para a nossa praça é muito especial”.

Leia anterior

Valinhos debate emergência climática e COP30 em painel especial na Câmara nesta quinta (5)

Leia a seguir

Semana do Meio Ambiente começa em Valinhos com palestra educativa para alunos da rede municipal