Quarta, 30 Setembro 2020

Posso fazer endoscopia e colonoscopia na pandemia?

Vivemos tempos atípicos e desafiadores, que nos obrigaram a mudar nossas rotinas de várias formas. E isso não foi diferente na área de saúde. Com medo da contaminação pelo coronavírus, muitas pessoas estão deixando de ir às consultas médicas, de fazer exames e até de procurar os prontos-socorros. A medida é, sem dúvida, uma forma de prevenção. Mas, em muitos casos, o adiamento pode desencadear ou agravar problemas sérios de saúde. Portanto, é importante avaliar caso a caso.
Hoje, eu quero falar com vocês sobre os exames de endoscopia e colonoscopia durante a pandemia. Eles foram suspensos na maioria dos serviços por um determinado período, mas, aos poucos, estão sendo retomados. O motivo é muito simples: são exames importantes, que podem até diagnosticar câncer, e o adiamento por tempo indeterminado pode trazer sérios prejuízos ao paciente. Portanto, há mais riscos ao deixar de fazê-los do que ao fazê-los.
É importante destacar que a retomada desses exames aconteceu de forma responsável, muito criteriosa e com rigorosos protocolos para garantir a segurança da equipe médica e dos pacientes. Na Clínica Concon, em Valinhos, e em nossa nova unidade de exames em Vinhedo, que funciona dentro do Espaço Rafah, estamos utilizando medidas semelhantes às adotadas em centro cirúrgico. Toda a equipe é paramentada com EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual), levando em conta que qualquer um na sala pode ser um portador de Covid-19, apesar dos cuidados tomados muito antes do exame.
Entre os cuidados, estão duas triagens, uma feita por telefone quando o procedimento é agendado e outra feita presencialmente, no dia do exame, para saber se a pessoa tem algum sintoma ou se teve contato com alguém contaminado. Pacientes e acompanhantes precisam usar máscara de proteção e fazer a higienização das mãos ao chegarem à clínica. Os exames também são marcados com intervalos maiores para evitar reduzir o número de pessoas na sala de espera.
Na sala de exames, além de uma rigorosa paramentação, os profissionais da equipe também mantêm uma distância maior durante o trabalho e evitam sair do ambiente o máximo possível. Caso precisem sair da sala, tomam vários cuidados para minimizar os riscos de uma possível contaminação. Além disso, nossa equipe é monitorada diariamente. O protocolo que instituímos prevê que no caso de qualquer sintoma parecido com os da Covid-19, o profissional seja afastado imediatamente.
Portanto, caso você precise fazer um exame de endoscopia ou colonoscopia, não tenha medo. Procure um lugar que ofereça segurança e siga todas as orientações de prevenção.

Sobre Admar Concon Filho
Dr. Admar Concon Filho é cirurgião bariátrico, cirurgião do aparelho digestivo e médico endoscopista. Palestrante internacional, presidente do Hospital e Maternidade Galileo e fundador e coordenador do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos. Também é membro titular e especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, além de membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e membro da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders. CRM – 53.577

Veja mais notícias sobre Admar Concon Filho.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 30 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection