Você vive um padrão de vida de acordo com sua renda?
Você vive um padrão de vida de acordo com sua renda?
Não há nada mais nocivo para nosso bolso e saúde quanto a cultura da ostentação. Viver um padrão de vida não condizente com nossos ganhos. Muitas vezes chegamos ao ponto de fazer dívida para parecer mais rico. O professor Gustavo Cerbasi tem uma frase que ilustra muito bem este comportamento:
- "Status é comprar coisas que você não quer, com um dinheiro que você não tem, para convencer pessoas que você não gosta que você é quem ainda não conseguiu ser".
Esta frase é a expressão máxima da atualidade. Fingimos ser quem não somos, e isto nos traz prejuízos enormes, não apenas financeiro, mas para nossa saúde física e no relacionamento familiar. Vivemos uma pressão para manter este padrão que muitas vezes nos faz adoecer, trazendo ansiedade, angústia e depressão.
Relaciono aqui alguns sinais de alerta para que você faça uma auto análise, e caso esteja vivendo desta forma, possa sair disso e ter uma vida mais leve e muito mais saudável.
Se você faz empréstimo para comprar itens não essenciais fica aqui o primeiro sinal. Pegar dinheiro emprestado já é uma prática que por si só prejudica sua vida financeira na maioria das vezes, pois para todo empréstimo paga-se juros e muitas vezes elevadíssimos. Se este empréstimo não for para algo realmente importante, isto mostra que esta compra não deveria ser feita.
Outro fator a ser considerado, é se você precisa do limite do seu cartão de crédito ou do cheque especial para passar o mês. Isto mostra que você está gastando mais do que ganha. Neste caso, organize seu orçamento mensal e corte aquelas compras supérfluas para que você possa viver um padrão de acordo com a sua renda.
E por último, se você precisa fazer empréstimo para pagar aquelas contas anuais como IPVA, IPTU, matrícula escolar, entre outros. Está faltando um planejamento financeiro, para que possa organizar e separar um valor todo mês para pagar estas contas na data do vencimento, sem recorrer a nenhum tipo de empréstimo.
Abandone a maneira nociva de viver um padrão de vida acima do que a sua renda permite. Foque no futuro, reveja o modo como lida com suas finanças e o quanto isto está afetando a sua saúde. Vale a reflexão e a mudança, experimente, é libertador!
Veja mais notícias sobre Maricy Meirelles.
Comentários: