Domingo, 29 Novembro 2020

Sobre o Valor do Sofrimento

A palavra Sofrimento que utilizei no título foi justamente para atrair a sua atenção até aqui, se funcionou eu peço que continue a ler pelo menos mais algumas linhas para dar tempo de eu expressar minha linha de raciocínio à você, talvez com ela você economize alguns mil reais, coisa que eu gostaria de ter feito se alguém tivesse escrito isso antes para que eu pudesse ter lido. Pois bem, a primeira ressalva que gostaria de lhe fazer a respeito do título de nossa reflexão é que há uma diferença crucial entre Preço vs Valor. Por exemplo: pense em quanto custa um carro tal como uma BMW nova, nada como alguns milhões de reais; não é mesmo? Usa-se inclusive a letra R maiúscula junto do símbolo do cifrão $ para fazer tal referência, agora pense em quanto custa o abraço da pessoa que você tanto ama (inclusive se essa pessoa não esta mais entre nós, neste plano)... Pensou? Talvez você inconformado com minha indagação me questione: "- Mas Thiago, isso dinheiro algum paga, isso não tem preço!". Se você se posicionou nessa linha de raciocínio meus parabéns, chegamos onde eu queria: no Valor. Quando o R maiúsculo e o cifrão não dão conta do conteúdo em questão é sinal de que estamos nos referindo ao Valor.
Agora, é válido ressaltar que estamos a mais de cem dias vivendo uma pandemia, numa quarentena, tudo por conta de um vírus teimoso, danado, traiçoeiro e mortal que tem feito inúmeras pessoas passarem por situações muito tristes, delicadas: famílias perdendo seus entes queridos, pessoas perdendo empregos, tendo suas contas atrasadas, casamentos desfeitos, sendo despejadas das moradias por não paragem o aluguel, comerciantes e empresários decretando falência em seus comércios e empresas, são muitas as experiências de dor e sofrimento. Eu tive a minha desilusão com uma Universidade que jurava esbanjar de Compaixão e Empatia, perdi alguns mil reais... O ponto aqui é: quanto custa essas perdas? Ou melhor: qual o Valor desses Sofrimentos? Ou se lhe soar mais agradável, qual o Valor dessas Experiências?
Voltemos ao título: me utilizei do termo Sofrimento para ganhar sua atenção momentaneamente e se você chegou até aqui é sinal de que deu certo, mas é bom refletirmos que o sofrimento nada mais é do que um ponto de vista, do que um modo de enxergarmos um Fato. Este sim ocorre com todos, de diferentes formas, cabe a cada um, a partir das crenças, ideologias e experiências já vividas julgar ser tal Fato algo Bom ou Ruim. Por exemplo: como você julga estar sendo o impacto desta pandemia em sua vida particular/ familiar? E na área profissional? E no país em geral? Sua opinião é sua, é como se nela estivesse sua digital, sua assinatura, pode se parecer com a minha, mas as argumentações, como eu bem disse, com base em crenças, ideologias e principalmente: em experiências já vivenciadas, são particulares, únicas, de cada um.
Agora já nos encaminhando para os 'finalmentes' dessa nossa reflexão, quero trazer novamente os termos Preço vs Valor: quanto custa essa sua atual fase de vida? Qual o preço dela? Se você aprendeu algo com ela e quisesse poupar filhos e netos de vivenciarem tal sofrimento, onde você encontraria isso para comprar? Em qual boutique de luxo de qual shopping cinco estrelas ela estaria à venda? Pois bem, talvez então se não há um preço com R maiúsculo e cifrão $, só nos reste encarar tal fato impactante em sua vida, como algo de profundo Valor, quiçá um Valor positivo, que lhe ensinou, ou esteja lhe ensinando, mesmo na dor e no sofrimento, algo que dinheiro algum em Universidade alguma no mundo poderia lhe ensinar. Eu lhe convido a valorizar esse momento, ele advém da Faculdade da Vida, a melhor que existe, aprenda com ela, mesmo que seja doloroso no atual momento, busque aprender, peça ajuda aos amigos que têm tirado boas notas nessa matéria, desenvolva novos hábitos, novos pensamentos e lapide seu Ser, tal como um garimpeiro lapida uma pedra preciosa. Tenha uma excelente sexta, obrigado por me acompanhar até aqui, aprecie seu fim de semana, até semana que vem! Grande abraço.

Filósofo e Neurolinguista (PNL)
Thiago Pontes

Veja mais notícias sobre Thiago Pontes.

Veja também:

 

Comentários: 1

ALEXSANDRA em Sexta, 07 Agosto 2020 10:21

TEXTO MARAVILHOSO!!

TEXTO MARAVILHOSO!!
Visitante
Domingo, 29 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection