Objetivo é realizar treinamentos curtos e práticos como forma de preparar as pessoas para o combate de pequenos focos de fogo
A Prefeitura de Valinhos em conjunto com a Defesa Civil iniciou nesta semana uma campanha de conscientização sobre os perigos do fogo e incêndios. Um carro de som irá percorrer as ruas da região dos bairros Country Club, Chácaras São Bento e Estância San Fernando, que englobam centenas de chácaras com áreas verdes nesta semana.
A atividade começou na semana passada nos bairros Macuco, Reforma Agrária e Capivari, visitou também, o Vale Verde neste último sábado (16). O objetivo é conscientizar a população para colaborar e evitar ocorrências de fogo em matas e outros locais.
A Defesa Civil quer incentivar condomínios e demais grupos de moradores para realizar treinamentos curtos e práticos como forma de preparar as pessoas para o combate de pequenos focos de fogo que não precisem da mobilização do Corpo de Bombeiros.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, declarou que serão percorridos bairros com histórico de queimadas, como as regiões agrícolas e de chácaras de veraneios primeiramente. Mas outros bairros urbanos como Jardim Nova Palmares, Jardim das Figueiras, Parque Portugal, São Marcos e Jardim Jurema, que concentram matas nos arredores, também receberão a visita do carro de som com a mensagem de conscientização.
A ideia, de acordo com o diretor de Defesa Civil, Marcos De Paula, é percorrer o carro de som durante toda a semana, de segunda a sexta-feira, levando uma mensagem rápida e direta de conscientização sobre os perigos de incêndio para a natureza e saúde das pessoas, ressaltando ainda que, atear fogo de qualquer forma, mesmo que seja doméstica, é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998).
“Um exemplo clássico desse tipo de crime é a queimada de lixo doméstico, que emite poluição na forma de fumaça, causa risco de incêndio para as habitações locais, destrói a vegetação e pode causar a morte de animais que ocupem as redondezas”, descreveu o diretor.
Outro foco da Operação Estiagem em Valinhos, conforme o diretor da Defesa Civil é abrir a oportunidade para realizar rápidos treinamentos de combate ao fogo com grupos de moradores, por exemplo, de condomínios, para que saibam como agir se confrontar com uma situação de pouco risco.