Quarta, 27 Janeiro 2021

Fabio Cerqueira é eleito presidente do Conselho de Política Cultural de Valinhos

FOTO DIVULGAÇÃO

Fabio Cerqueira é eleito presidente do Conselho de Política Cultural de Valinhos
Uma nova diretoria foi eleita este mês para o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Valinhos. O Conselho tem grande importância na definição de diretrizes para a cultura do município, descentralização e difusão da produção artística. Também contribuirá para os trabalhos de regulamentação municipal da Lei de Auxílio Emergencial para o Setor Cultural – Lei Aldir Blanc.
A nova diretoria do CMPC é composta pelo gestor cultural Fabio Cerqueira como presidente, a servidora da Secretaria da Cultura Juliana Bazetto como 1ª Secretária e a administradora Fabiana Batata Martins como 2ª Secretária.
Quem é Fábio Cerqueira?
Fabio Cerqueira coordena o Espaço Cultural Casa do Lago, da Unicamp. Atua na área das artes visuais, realizando curadoria de exposições, e da música, tendo sido diretor da Orquestra Filarmônica de Valinhos, onde ainda desenvolve trabalho como voluntário.
Cerqueira trabalha com pesquisa de políticas culturais, apresentou trabalhos em congressos, encontros e publicou artigos sobre o tema. Está em seu segundo mandato no CMPC, onde representa as associações culturais da cidade.
Lei Aldir Blanc
A Lei 14.017/2020, Lei de Auxílio Emergencial para o Setor Cultural – Lei Aldir Blanc, foi proposta em decorrência dos impactos financeiros causados pela pandemia do novo coronavírus, responsável pela suspensão das atividades de espaços culturais, casas de espetáculos e bares, entre outros espaços onde os artistas costumam desenvolver seus trabalhos. A lei já foi aprovada e aguarda promulgação para a verba ser distribuída.
A previsão é de que Valinhos receba cerca de R$ 884 mil através do repasse, que poderão custear também editais, chamadas públicas, prêmios e aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural.
O presidente do Conselho afirmou que a regulamentação municipal da Lei Aldir Blanc "depende de uma profunda articulação entre sociedade civil e o setor público, tanto executivo quanto legislativo", e que o CPMC está apto a coordenar essa articulação.
Secretaria da Cultura
A Secretaria de Cultura de Valinhos está adotando medidas necessárias para que, assim que a verba for distribuída aos municípios, possa chegar rapidamente até os principais interessados, profissionais do setor e espaços culturais.
A Secretaria está participando de reuniões e seminários sobre a Lei Aldir Blanc através da Associação dos Dirigentes Culturais do Estado de São Paulo (ADIMC) e reorganizou o CMPC, que, no início do mês teve suas atividades paralisadas em função do desligamento de alguns servidores comissionados.
Cadastro para o auxílio emergencial
Em julho a Secretaria de Cultura deu início ao procedimento de cadastro dos trabalhadores da cultura e espaços culturais da cidade. O cadastro deve ser feito para interessados em obter os benefícios da Lei Aldir Blanc e também pelos que não precisam do auxílio.
O cadastro é essencial para que o CMPC conheça o perfil e a abrangência do setor cultural da cidade. Big explicou que o cadastro também é importante para que os produtores de cultura possam participar de ações culturais desenvolvidas pelo município, inclusive chamamentos públicos e editais.
Os cadastros devem ser feitos através dos links:
Espaços culturais - https://forms.gle/ZNDYjnt7qtAogr6dA
Artistas e trabalhadores da cultura - https://forms.gle/s5webWbEy6jxHZsw8

Veja mais notícias sobre Cultura e Entretenimento.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 27 Janeiro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection