Turismo da região de Campinas perde 700 mil visitantes e prejuízo pode chegar a R$ 700 milhões, aponta estudo
O setor de turismo da região de Campinas (SP) pode ter perda acumulada de faturamento de R$ 700 milhões até dezembro deste ano por causa da pandemia do novo coronavírus. O dado é de um levantamento feito pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, que também aponta perda de 700 mil turistas.
O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (29) pela EPTV, afiliada da TV Globo, e se baseia no comparativo com os números de 2019.
"Uma queda em torno de 35%, tanto na receita quanto no fluxo de turistas", explica o coordenador da Secretaria Estadual de Turismo, Rodrigo Ramos.
Os hotéis têm se preparado para receber visitantes, com máscaras e álcool em gel em diversos locais para lembrar a todos das medidas preventivas contra o avanço da Covid-19. Mesmo assim, a redução no fluxo de hóspedes foi dramática.
A metrópole, conhecida pelos turismos de negócios, compras e saúde - por conta dos hospitais de referência, como Hospital de Clínicas da Unicamp e Centro Infantil Boldrini - tem visto seus hotéis vazios.
"A nossa ocupação caiu drasticamente. De 55%, a nossa média de ocupação, cada um, caiu para 10%, 15%.", conta o diretor de marketing da Rede Vitória, Eduardo Porto.
Reflexos no turismo de lazer
Veja mais notícias sobre Cultura e Entretenimento.
Comentários: