Terça, 29 Setembro 2020

Editorial e1413

Menos politicagem e mais amor

A questão do coronavírus trata-se de uma crise de três dimensões: uma crise óbvia de saúde, com consequências econômicas e um grande efeito social. Como observadorprático, imaginei que a dimensão política da crise seria menos relevante do que ela realmente foi na última semana. Equívoco total! A dimensão política tem dominado a pauta e comandado o desenrolar da crise do novo coronavírus.

Com um inimigo invisível tão poderoso já disseminado em nosso meio, fazendo vítimas diariamente nos hospitais, aumentando as filas de desempregados e de pedidos de assistência social, a discórdia e a disputa não podem ser servidas como prato principal nas ações de nossos ditos políticos. Não é momento de disputa. O momento é de união!

Em esfera nacional, presidente e governadores não se entendem sobre aspectos substanciais da crise: seja sobre qual a melhor estratégia de enfrentamento à crise epidemiológica, seja sobre aa necessidades essenciais e o tempo das decisões no combate do vírus e os reflexos econômicos. Enquanto os todos poderosos não se entendem, o vírus se alastra e a epidemia avança em um piscar de olhos.

Esse mesmo quadro se repete no estadual. Pudemos assistir nos últimos dias a uma magnificência de prefeitos municipais tomando medidas contrárias ao Estado e outros tentando seguir à risca o decreto e as orientações do ministério público. E a bomba chega triplicada para os municípios, e em Valinhos não é diferente.

Com isso temos um cenário politico tenso!Governadores em tira-teimas com o presidente de República, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário também em desarmonia. E os prefeitos municipais? Ano de eleição nas cidades! Os prefeitos estão sendo pressionados a tomar decisões que podem impactar muito o destino político das cidades, e estão muitas vezes enfrentando um jogo de quebra-braços com os políticos que estão na busca desenfreada do poder, com discursos oposicionistas e oportunistas. Uma disputada desnecessária, e sabe quem paga por isso – eu, você e a população como um todo. O pior é a disputa da eleição que ainda não se sabe se ocorrerá.

É preciso muita calma! O comércio querendo abrir para salvar o que ainda sobrou, o povo com medo do amanhã, e os prefeitos com uma baita batata quente na mão. E em Valinhos, piorou! O prefeito é médico, e sabe da real situação enfrentada pela saúde, a qual não tem estrutura e nunca teve em nenhum local do Brasil. E do mundo talvez.

A grande maioria vive do atendimento do SUS, e com essa crise que vai afetar a economia geral, muitos vão também depender deste sistema, que sempre sofreu com falta de investimentos de todas as esferas políticas. Se para nós é assustador! Imagina para um município que tem uma dívida do século enorme, que sofre com falta de investimentos e receita há anos, que ainda não conseguiu se reerguer dos tombos e tropeços acometidos por seus gestores, e que hoje caminha apagando fogo.

Lamentável! Ver os egos alvoroçados tentando brilhar, enquanto o inimigo invisível está por aí! Vamos ser honestos neste momento, o vírus existe, as mortes existem, os reflexos desta pandemia não será melhor para mim e muito menos para você meu amigo leitor. E não é apontando a ferida do próximo que vamos passar tranquilamente essa pandemia, e sim estendendo as mãos e nos unirmos. Se você está achando que está feio agora, sinto informar, as coisas vão piorar! Porque muitos estão brincando com coisa séria, estão sentados cultivando seus medos e seus monstros, alimentando discórdias, brigando por poder, e o pior nem sabem como será o dia de amanhã! Será que estaremos aí! Não somos nós que sabemos não é verdade! Então, chega de politicagem barata! E vamos enfrentar este momento com austeridade, respeito e foco. Podendo, fique em casa!

Veja mais notícias sobre Editorial.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 29 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection