Quarta, 19 Janeiro 2022

Pastor Anips Spina fala sobre a profissão em Dia do Teólogo

Anips Spina, é ministro evangélico, professor e teólogo em Valinhos, e conversou com a gente do JTV no Dia do Teólogo, 30 de novembro. O teólogo, é o profissional que estuda e analisa as diversas religiões do mundo. A principal fonte de pesquisa são textos sagrados e doutrinas e dogmas religiosos. Assim, tenta explicar de que forma as crenças modificam ou eternizam as maneiras do homem interagir na sociedade.

Há quanto tempo você trabalha na área da teologia e porque seguiu essa carreira?

45 anos. É um chamado, uma missão, e na nossa denominação Nazareno, a formação teologia é exigida. Essas duas vertentes juntas, fazem parte de nossa formação.

A teologia compreende vários assuntos e áreas, mas na sua visão qual seria a importância da teologia pra nossa sociedade atual?

Uma pessoa pode estudar teologia e não seguir o ministério pastoral. A teologia, é denominada por alguns, a rainha das ciências. Na sociedade contemporânea, bastante volúvel, a teologia responde de onde viemos, porque estamos aqui, para onde vamos. Ajuda sem dúvida no autoconhecimento, também.

Dos estudos que compreendem a teologia, quais são os que mais gosta e porque?

Basicamente tem 13 termos, que seguem as variantes da teologia. Todas são importantes e atraentes. Particularmente, destacaria a Cristologia, doutrina de Cristo, a Pneumatologia, a doutrina do Espírito santo, a Escatologia, doutrina das últimas coisas. Gosto bastante de estudar e ensinar, estas. Mas também acrescentaria a Antropologia, a doutrina do homem.

Como é o seu dia a dia como pastor e teólogo? Para quem não conhece a profissão?

Como pastor, o dia a dia, começa com a devoção pessoal, que é importante para todos, falamos em termos do cristão. O atendimento no escritório da igreja, a oração pelos pedidos, visitas a quem pede, a preparação das mensagens, leitura de livros, não só teológicos, preparar aula quando necessário, estar pronto sempre para conversar, aconselhar, dar uma palavra de ânimo, esperança, escrever devocionais, extraídos das Sagradas Escrituras. As duas coisas estão interligadas, pastoreio e teologia. A primeira é cuidar das pessoas, a segunda é o conhecimento, o preparo para entender e ajudar o próximo.

Todo pastor precisa fazer teologia? Como foi o curso para você?

O pastoreio deve ser um chamado, não é para quem quer ser, esse chamado divino, é fundamental, para entender que não é só uma ajuda filosófica ou, material, envolve o mundo espiritual, que é sério, e é preciso entender bem o mesmo. A formação em teologia ajuda muito para não cair em princípios errados. Para mim, todos que usam a Palavra de Deus para pregar, estão falando de teologia, pois não é um pensamento pessoal, mas uma mensagem divina. Certamente que o conhecimento teológico ajuda muito. Para mim, estudar teologia, abre nossa mente, para entender os mistérios da fé, da história da humanidade, a partir de um Criador que fez todas as coisas.

E o que você diria para quem tem interesse em cursar teologia?

Creio que é importante, para quem tem interesse, pelo conhecimento adquirido ao longo do estudo. Como disse, necessariamente, não precisa ser um pastor, missionário, evangelista. Repito que a teologia, abre uma imensidão de conhecimento, do passado, presente e futuro. Vale a pena conhecer e estudar a respeito.

Veja mais notícias sobre Entrevistas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 20 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/