Quarta, 19 Janeiro 2022

Saiba quando é necessária a visita do seu pet a um veterinário neurologista

Michelli Casamassa, é médica veterinária neurologista, isto é, uma profissional focada em atender doenças congênitas; cistos, tumores e nódulos na região espinhal ou no cérebro, síndromes entre outras patologias. Falando um pouco mais sobre a profissão, Michelli dá dicas e orienta os tutores quando é a hora do seu animalzinho visitar este médico especialista e quais os problemas mais comuns entre os pets. Confira:

Qual a diferença entre um veterinário neurologista e um veterinário padrão?

Um veterinário neurologista atende pacientes que têm acometimento em cérebro, cerebelo, tronco encefálico, medula espinhal e nervos. A diferença é que o veterinário especialista ele se aprofunda nos estudos em determinada área, no caso da neurologia estudei doenças que acometem cabeça e coluna de animais.

Quais doenças ou patologias este profissional trata?

As doenças tratadas na neurologia veterinária são doenças congênitas, ou seja, que os animais já nasceram com elas; cistos, tumores e nódulos na região espinhal ou no cérebro, síndromes que atingem especificamente algumas raças, espécie e idade, doença por deficiência nutricional que levam a alterações neurológicas; doenças de coluna como hérnia de disco, e outras doenças como otites e doenças neurológicas em animais idosos.

Por quais razões um tutor deve procurar um neurologista veterinário?

Deve-se procurar um neurologista veterinário toda vez que o clínico indicar, e quando o pet apresentar alguns sinais diferentes do normal. Alguns sinais podemos observar em casa, como diferença nos olhos como uma pupila maior que a outra, ou esse olhar não fixar, diferença na forma deste animal andar, andar em círculos, colocar a cabeça na parede, inclinar a cabeça para frente e para os lados, não pular mais e não subir escadas, arrastar as patinhas ou ter paralisia, não dormir a noite e ficar andando pela casa nesse período, e principalmente em casos de convulsão.

O que compreende essa área de neurologia em animais?

Essa área é especializada para tratar questões que atingem o sistema nervoso nos animais, através da consulta e exames, consegue-se diagnosticar o que o paciente tem. Os tratamentos são diversos podendo ser conservador, como por exemplo, com medicações e fisioterapia, acupuntura, células tronco e até mesmo cirúrgico. Sempre utilizamos um conjunto de exames, mas para neurologia em si os exames de maior precisão, são: mielografia, análise do líquido cefalorraquidiano, raio-x, tomografia e ressonância magnética.

Qual a principal causa de problemas neurológicos nos animais?

As causas são diversas, podem vir através de má formações, doenças infectocontagiosas, traumas e degenerações.

Quais os principais problemas que atende?

Atualmente atendo cães e gatos, tenho tido muitos casos de animais com discopatia, convulsões, e animais com sequelas de doenças infecto contagiosa como Cinomose.

Veja mais notícias sobre Entrevistas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 20 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/