Novo espaço cultural de Valinhos estreia programação com filme e palestra

Valinhos ganhou um novo espaço dedicado à cultura. Recém-inaugurado no bairro Chácaras Alpina, o Espaço Lyrata já iniciou sua programação com eventos voltados ao cinema, à arte e à reflexão sobre questões sociais e ambientais.

Nos dias 21 e 28 de agosto, o espaço recebe duas atividades gratuitas que abordam temas relacionados à memória, identidade, territórios ameaçados e mudanças climáticas.

A programação começa no dia 21, às 18h30, com a exibição do filme brasileiro “Narradores de Javé”, de 2003. A produção acompanha os moradores de um pequeno povoado do sertão que correm o risco de perder suas casas devido à construção de uma usina hidrelétrica que irá inundar a região.

Para tentar preservar a comunidade, os moradores decidem registrar a história do povoado em um livro e transformá-la em patrimônio histórico. A obra aborda temas como memória, identidade e o impacto da perda de territórios.

Já no dia 28, também às 18h30, será realizada a palestra “Pense em Tuvalu: A arte como testemunha de um mundo ameaçado”, com o artista plástico Genivaldo Amorim.

O artista apresentará o projeto que o levou a Tuvalu, país localizado na Polinésia, na Oceania. Em 2025, Amorim passou um mês no país pesquisando e produzindo obras sobre o território e os impactos das mudanças climáticas.

Tuvalu, que possui menos de 10 mil habitantes, é considerado um dos territórios mais vulneráveis à elevação do nível dos oceanos. A experiência do artista resultou em exposições e em um livro lançado neste ano.

As duas atividades são gratuitas e têm classificação indicativa livre. É necessário realizar reserva de ingressos pelo Sympla. Os links estão disponíveis no Instagram @espacolyrata.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/terceiravisaovalinhos/

Leia anterior

CIMPS abre concurso público com vagas para trabalhar em Vinhedo