News

Faltam 20 dias para os Jogos Olímpicos

A capital francesa se prepara para receber atletas de todo o mundo

As Olimpíadas de Paris 2024 acontecerão de 26 de julho a 11 de agosto. Esta será a terceira vez que a capital francesa sedia o evento, tendo sido palco dos Jogos em 1900 e 1924. A cerimônia de abertura será um marco histórico, ocorrendo pela primeira vez fora de um estádio, às margens do Rio Sena.

Esta será a 33ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão, que trará novas modalidades, como o breaking, um tipo de dança, e o caiaque cross, uma nova categoria da canoagem slalom. Ao todo, são esperados 10.500 atletas de diversos países, incluindo mais de 210 brasileiros, que competirāo em 32 esportes e 48 modalidades.

O breaking, uma dança urbana que surgiu nos Estados Unidos na década de 1970, fará sua estreia nos Jogos. Com raízes no hip-hop, o breaking é conhecido por seus movimentos acrobáticos e passos estilizados, onde a música desempenha um papel crucial. A modalidade ganhou popularidade nos anos 1990, com competições internacionais, e fez parte das Olimpíadas da Juventude de Buenos Aires em 2018. Nas Olimpíadas de Paris, a competição será dividida em categorias feminina e masculina, com 16 B-boys e 16 B-girls competindo em batalhas solo até as finais.

O caiaque cross também será uma novidade nos Jogos Olímpicos. Esta prova da canoagem slalom, pela primeira vez, permitirá que os atletas compitam diretamente uns contra os outros, não apenas contra o tempo.

Além das Olimpíadas, Paris sediará as Paralimpíadas de 2024 de 28 de agosto a 8 de setembro. Será a 17ª edição dos Jogos Paralímpicos, destinados a atletas com deficiência, reforçando a inclusão e diversidade no esporte.

Leia anterior

Campinas terá muito torresmo, chopp e Rock’n Roll no feriadão

Leia a seguir

Após 11 anos, Chitãozinho e Xororó se apresentam gratuitamente com a Orquestra Sinfônica de Campinas