Hipertensão: um combate médico antigo

Registro relembra de orientações públicas acerca da doença silenciosa que afeta um terço dos brasileiros

27/4/83: Palestra do Dr. Ruy Meirelles sobre hipertensão no início de atividades do programa Grupo Bom Retiro

Por Bruno Marques

A foto histórica de hoje é datada de 27 de abril de 1983. Ela retrata senhoras e senhores ouvindo com atenção, mas também uma perceptível e inevitável apreensão, uma palestra do Dr. Ruy Meirelles sobre hipertensão. Era o início de atividades do programa Grupo Bom Retiro.

Fez, portanto, há menos de dois meses, exatos 40 anos que este evento foi registrado. O mundo era bem diferente do que é hoje, porém, os perigos da hipertensão já eram tratados. Dados de 2023 do Ministério da Saúde revelam que cerca de um terço da população brasileira é hipertensa.

A hipertensão arterial é uma doença crônica definida pela elevação dos níveis de pressão nas artérias, que pode ser verificada a partir de um exame simples. Esta pressão aumentada se transmite para todas as artérias do corpo e o coração fica sobrecarregado, trabalhando contra uma resistência contínua.

Se não tratada, a pressão alta pode contribuir para a instalação de quadros graves como acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência renal, entre outros.

Leia anterior

Empresas de médio porte impulsionam o crescimento da SAP no Brasil

Leia a seguir

Unicamp abre inscrições para a 18ª edição do Programa “Unicamp de Portas Abertas”