Registro relembra de orientações públicas acerca da doença silenciosa que afeta um terço dos brasileiros


Por Bruno Marques
A foto histórica de hoje é datada de 27 de abril de 1983. Ela retrata senhoras e senhores ouvindo com atenção, mas também uma perceptível e inevitável apreensão, uma palestra do Dr. Ruy Meirelles sobre hipertensão. Era o início de atividades do programa Grupo Bom Retiro.
Fez, portanto, há menos de dois meses, exatos 40 anos que este evento foi registrado. O mundo era bem diferente do que é hoje, porém, os perigos da hipertensão já eram tratados. Dados de 2023 do Ministério da Saúde revelam que cerca de um terço da população brasileira é hipertensa.
A hipertensão arterial é uma doença crônica definida pela elevação dos níveis de pressão nas artérias, que pode ser verificada a partir de um exame simples. Esta pressão aumentada se transmite para todas as artérias do corpo e o coração fica sobrecarregado, trabalhando contra uma resistência contínua.
Se não tratada, a pressão alta pode contribuir para a instalação de quadros graves como acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência renal, entre outros.