Mutirão de cirurgias da catarata serão retomadas em Valinhos

Já foram 326 pacientes em todo o ano, os próximos serão encaminhados para o Hospital Dia Oftalmológico

Através do Cismetro – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas está dando continuidade ao mutirão de cirurgias de catarata para zerar as filas de espera em Valinhos. Foram 125 pacientes chamados para a realização do procedimento nesta última quarta-feira (5), os agendamentos para exames pré-operatórios já foram iniciados.

Em todo o ano, já foram 326 pacientes. Agora, os próximos serão encaminhados para o Hospital Dia Oftalmológico (HDO), localizado na Santa Casa.

 “Os atendimentos serão realizados por ordem de urgência. Em breve mais pacientes serão convocados para dar início os procedimentos pré-operatórios. Nosso objetivo é atender toda a demanda”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Com a adesão em 2021 ao Consórcio Cismetro para reduzir as filas de espera de exames, consultas e cirurgias, neste ano foram realizados 3.641 exames e procedimentos cirúrgicos, com foco no exame de ultrassom, com 3.593, além de procedimentos de Bera, Catarata, Uretocistografia e Angiotomografia com e sem contraste.

Foi possível também, a contratação de plantões médicos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Na UPA foi fundamental para evitar a falta de médicos, e nas UBS, a inserção dos profissionais foi importante para atender as demandas da cidade. A empresa de pediatria que atuava na Unidade Especial de Atendimento Pediátrico, Ginegológico e Obstétrico (Upinha) foi substituída por descumprimento de plantões.

Leia anterior

UBS Vila Santana estará aberta neste sábado para multivacinação

Leia a seguir

Crianças criam álbum “da Copa” em que elas são os personagens