Quarta, 30 Setembro 2020
Pet

Acupuntura em animais é forte aliada nos tratamentos veterinários

A acupuntura veterinária segue os mesmos objetivos traçados pela acupuntura em humanos, resgatar o máximo da qualidade de vida do animal. A palavra acupuntura significa - acus: agulha e punctura: punção. Porém, além das punções, também é possível associar outras técnicas ao tratamento, como a aplicação de calor, correntes elétricas e pressão.

Para falar um pouco sobre a acupuntura veterinária, o Jornal Terceira Visão entrevistou a médica veterinária Renata Guardia Evangeslista, formada pela Faculdade de Jaguariúna, com especialização em Acupuntura Veterinária pelo Instituto Bioethicus em 2015. Ela, também, possui diversos cursos na área de reabilitação, incluindo fisioterapia veterinária, ozonioterapia veterinária, fitoterapia chinesa.

O tratamento integrativo da acupuntura em pets é indicado para quais doenças?

A acupuntura tem indicação em praticamente todas as patologias, dentre elas podemos citar: controle da dor, quadros de paralisia, osteoartrose, displasia, epilepsia, alterações dermatológicas, distúrbios digestivos, desordens respiratórias, incontinência urinária, alterações comportamentais, quadros alérgicos, doença renal, dentre outras.

Qual o principal objetivo da acupuntura aliada a medicina veterinária?

A acupuntura é um recurso terapêutico integrativo ao tratamento clínico convencional. O objetivo varia muito de acordo com a patologia a ser tratada.

Existe restrições de raça, sexo, tamanho ou idade?

Não existem restrições, porem a técnica a ser utilizada poderá variar de acordo com a espécie, idade e estado clínico do paciente.

Os resultados com a acupuntura demoram para serem notados?

Os resultados variam de acordo com a alteração apresentada e se e um quadro agudo ou crônico. Na grande maioria dos casos os resultados já são notados nas primeiras sessões.

Os pets sentem dor na aplicação da acupuntura?

Geralmente eles não sentem dor, mas essa é uma característica individual de cada animal. Existem alguns animais que apresentam maior sensibilidade do que outros.

Quais outras técnicas são associadas no tratamento com a acupuntura em pets?

Além do tradicional agulhamento, podemos utilizar a moxa, a eletroacupuntura, laserpuntura e até mesmo o implante de ouro em pontos de acupuntura.

Também existem outras ferramentas terapêuticas que podemos associar, dentre elas o que utilizo muito nos meus casos clínicos são: a fisioterapia, fitoterapia, homeopatia, florais e ozonioterapia.

Como funciona a técnica de acupuntura nos pets? E quantas sessões são necessárias para ver uma melhora significativa?

Assim como a acupuntura em humanos, os animais também possuem pontos de acupuntura. A escolha dos pontos a serem utilizados é determinado após a avaliação do animal. As técnicas a serem utilizadas podem variar de acordo com o animal, porem na grande maioria dos casos os pontos são agulhados e as agulhas ficam pelo período de 20 minutos. Associado ao agulhamento poderão ser utilizadas as técnicas de moxa, laser, eletroacupuntura. Após este período as agulhas são retiradas e descartadas. O número de sessões e a frequência entre as sessões variam muito de acordo com o paciente e a patologia apresentada.

Frequentemente nos casos agudos são realizadas 2 sessões por semana e tem se melhora rápida do quadro, já nos casos crônicos é realizado 1 sessão por semana inicialmente e após estabilização do animal as sessões passam a ser feitas em intervalos maiores do que 7 dias. Todo planejamento de número de sessões e frequência é passado ao tutor do animal após a avaliação.

Desde quando você trabalha com a acupuntura veterinária? Qual o maior prazer por atuar na área?

Comecei a trabalhar nessa área em 2015. A maior satisfação neste trabalho é ver os pacientes apresentando melhora e principalmente nos casos crônicos observar como a acupuntura pode proporcionar bem estar e qualidade de vida para eles.

Quais as principais queixas animais que você atende?

A grande maioria dos casos atendidos são de alterações ortopédicas, neurológicas e controle de dor. Mais recentemente tem se aumentado a procura pela técnica para alterações dermatológicas, comportamentais e de doença renal crônica.

As pessoas que têm interesse em conhecer seu trabalho podem entrar em contato com você? (Aqui o whatsapp e redes sociais)

Com certeza! Estou à disposição!! Realizo atendimento em domicilio e em clinicas veterinárias nas cidades de Valinhos, Vinhedo, Campinas, Mogi Mirim e Mogi Guacu. Atendo cães, gatos e animais silvestres. Whats app (19) 997821021.Instagram: @upreabilitacaoanimal Facebook: @upreabilitacaoanimal

Deixe um recado para os donos de pets sobre a sua área de atuação

A acupuntura veterinária auxilia tanto os pets em doenças agudas quanto nas alterações crônicas.No caso das doenças crônicas a acupuntura é capaz de proporcionar qualidade de vida e bem estar ao paciente. O que mais me surpreende nesses casos de pacientes idosos é que o tutor me relata que o animal voltou a brincar, voltou a latir a ter seu comportamento de antes. E isso é fantástico!

Veja mais notícias sobre Pet.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 30 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection