News

Previsão de fortes tempestades e queda de temperaturas na RMC

Expectativa de chuvas muito volumosas e intensas podem ocasionar alagamentos e enxurradas

O Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) emitiu um alerta para fortes tempestades e queda das temperaturas na Região Metropolitana de Campinas (RMC). A alteração do quadro climático ocorre em função de um ciclone extratropical, que é um sistema de baixa pressão vindo do oceano Atlântico acompanhado de uma frente fria que vem do litoral paranaense. Os dois fatores geram áreas de instabilidade e chuvas. As temperaturas devem cair ainda mais na sexta-feira.

Segundo especialistas, essas condições criaram um intenso canal de umidade sobre o estado de São Paulo. Segundo o pesquisador, o calor acelera a formação de nuvens que ocasionam tempestades de maior duração.

Chuvas intensas ocorrem com a passagem da frente fria e consequentemente queda nas temperaturas. Essa queda será registrada nesta quarta-feira (19) à noite e se intensificará amanhã. As temperaturas mais baixas serão registradas na sexta-feira pela manhã. A expectativa é de chuvas muito volumosas e intensas que podem ocasionar alagamentos e enxurradas.

 “Há elevado potencial para eventos de chuva muito intensa e volumosa, muitas descargas elétricas, granizo e fortes rajadas de vento”, alertou o comunicado postado nas redes sociais do centro de pesquisas.

Leia anterior

Nos consórcios, negócios crescem 25% e créditos liberados avançam mais de 20%

Leia a seguir

Empresas adotam vagas afirmativas para acelerar inclusão