Sexta, 22 Janeiro 2021

Conheça os benefícios da Auriculoterapia.

divulgação

Auriculoterapia é a utilização de pontos nas orelhas para tratamento de diversos sinais e sintomas comuns em diferentes patologias e atua no âmbito físico, mental e emocional do paciente. Trata-se de um microssistema da acupuntura e esses pontos podem ser estimulados por agulhas, sementes, cristais, laser, moxa, infravermelho etc.

As origens da auriculoterapia se perdem no tempo e fica difícil determinar de onde vieram os primeiros registros. Os egípcios acalmavam algumas dores pela estimulação de pontos no pavilhão auricular. Hipócrates, considerado o pai da Medicina, escreveu no seu livro "Geração" (século IV AC) que cauterizações (pequenas queimaduras localizadas) atrás da orelha podiam curar certos casos de esterilidade (1). Na Índia, antigos místicos recomendavam estimular o crescimento do lóbulo da orelha para se atingir o estado de Nirvana. No século XVII, um médico português de nome Zacutus Lusitanus retomou os escritos de Hipócrates e passou a tratar pela orelha dores de quadril, recorrendo à cauterização. No século XVIII, o famoso Valsalva descreveu uma técnica de tratamento de dores de dente por meio de cauterizações auriculares.

Os chineses a usavam dentro da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), tendo sido seus pontos mapeados por diferentes profissionais que deram origem às cartografias chinesas hoje conhecidas. Elas contemplam aproximadamente 200 pontos auriculares de tratamento localizados em ambas as faces da orelha.

Para que serve

A auriculoterapia está indicada no tratamento de:

  • Dores por torções, contraturas ou distensões musculares, por exemplo;
  • Problemas reumáticos, respiratórios, cardíacos, urinários, digestivos, hormonais, como obesidade, anorexia ou doenças da tireoide, por exemplo, e psicológicos, como ansiedade ou depressão.

Além disso, a auriculoterapia também pode ser utilizada para tratar a hipertensão, vertigens ou palpitações, por exemplo.

"A acupuntura auricular não é só eficaz para a ampla variedade de doenças comuns, ela também pode ser usada com bons resultados no tratamento de doenças de difícil resolução ou como analgésico durante o ato cirúrgico", afirma a Dra. Liyoko Okino, acupunturista do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo (CMA-SP).

Como fazer auriculoterapia para emagrecer

A auriculoterapia também pode ser usada para emagrecer, pois certos pontos específicos da orelha responsáveis pelo intestino, estômago, retenção de líquidos, ansiedade, estresse, sono ou vontade de comer, por exemplo, são estimulados de forma que o organismo atue na perda de peso.

É importante que, aliada à auriculoterapia, também se faça uma dieta para emagrecer indicada por um nutricionista, de preferência, e pratique exercício físico regularmente.

Como funciona a auriculoterapia

Segundo a acupunturista, os pontos auriculares podem ser escolhidos de acordo com a doença específica ou conforme a localização anatômica. "Por exemplo, para tratar queixas no estômago, posso selecionar o ponto do estômago", explica a Dra. Liyoko.

Esta técnica pressupõe conhecimentos aprofundados da medicina chinesa, que relaciona um órgão a manifestações fisiológicas diferentes. O ponto do fígado, por exemplo, pode tratar alterações no olho ou visuais, porque o fígado, na medicina chinesa, está relacionado à visão.

Esta técnica pressupõe conhecimentos aprofundados da medicina chinesa, que relaciona um órgão a manifestações fisiológicas diferentes. O ponto do fígado, por exemplo, pode tratar alterações no olho ou visuais, porque o fígado, na medicina chinesa, está relacionado à visão.

Outros exemplos seriam o ponto endócrino, para tratar desequilíbrios e irregularidades no ciclo menstrual, e o ponto do cérebro simpático, para alterações emocionais.

Depois disso, o terapeuta selecionar os pontos mais adequados e faz pressão sobre o ponto. A pressão pode ser feita utilizando-se:

  • Agulhas filiformes: são aplicadas sobre os pontos durante 10 a 30 minutos;
  • Agulhas intradérmicas: são colocadas debaixo da pele por cerca de 7 dias;
  • Esferas magnéticas: são coladas na pele por aproximadamente 5 dias;
  • Sementes de mostarda: podem ser aquecidas ou não, e são coladas na pele durante 5 dias.

A estimulação dos pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo.

È importante que o local e os instrumentos estejam bem esterilizados para evitar infecções no pavilhão auricular. Isso porque a estimulação se aproxima muito da cartilagem na orelha que, quando infectada, pode dar ao paciente o risco de contrair uma condrite, um tipo de inflamação que é difícil de tratar.

Além disso, a auriculoterapia ajuda a diagnosticar e a prevenir algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha que se encontram alterados.

Quem pode fazer

A terapia de acupuntura auricular pode ser feita em qualquer pessoa, independente da idade, trazendo benefícios para adultos, idosos e crianças.

Segundo o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, pacientes imunodeprimidos, diagnosticados com AIDS ou diabetes, em uso de anticoagulantes ou com alguma infecção ativa devem ser tratados com cautela.

Pontos da auriculoterapia

A Agência Nacional de Acreditação e Avaliação em Saúde (ANAES), órgão francês equivalente ao Ministério da Saúde brasileiro, publicou em 2003 e 2004 uma lista de quadros para os quais são indicados o tratamento por auriculoterapia francesa:

Veja mais notícias sobre Saúde e Beleza.

Veja também:

 

Comentários: 1

Jairo em Terça, 10 Novembro 2020 22:17

Boa noite Dra Liyoko li seu artigo achei interessante, aliás anos atrás fiz um tratamento de auriculoterapia e dieta.
Mas estou precisando para meu filho de 12anos esse tipo de tratamento é possível na idade dele.
Meu contato 51 999696668 Jairo.
Aguardo retorno.
Obrigado.

Boa noite Dra Liyoko li seu artigo achei interessante, aliás anos atrás fiz um tratamento de auriculoterapia e dieta. Mas estou precisando para meu filho de 12anos esse tipo de tratamento é possível na idade dele. Meu contato 51 999696668 Jairo. Aguardo retorno. Obrigado.
Visitante
Sexta, 22 Janeiro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection