News

Sobre as Formas de Amor: entre Pais e Filhos

Filósofo e Neurolinguista (PNL)

Thiago Pontes

Vamos refletir sobre as formas de amor possíveis entre pais e filhos. Ao ler o título acima, você, querido pai, querida mãe, pode ter ficado intrigado e estar se perguntando: “- Mas… Como assim, formas de amor? Será que existem mais de uma?”. A comunicação através das formas de amor torna-se mais eficiente à medida que você se conscientiza da existência de pelo menos cinco formas e principalmente: quais as que você mais valoriza e quais as que seu filho mais valoriza. Tendo essa ciência, certamente as brigas diminuirão entre vocês pais com seus filhos e a motivação e resultado deles aumentarão conforme a aplicação prática dessas formas de amor. Vamos a elas?

A primeira forma de amor é: Palavras (de Elogio e Gratidão) – Se seu filho ou sua filha tiver tal forma como a sua primeira expressão de amor, é natural que ele ou ela esperem dos pais elogios e agradecimentos. É um modo de manifestar o amor para com eles muito eficaz e pode muito bem ser utilizada antes de dar alguma bronca, para preparar o registro emocional da mesma. Não se expressar através de palavras pode fazer com que virtudes adormecidas em seus filhos jamais desabrochem.

A segunda forma de amor é: Tempo Investido – Aqui seu filho, sua filha, não querem presentes, mas sim a sua companhia. Cansei de ouvir isso no estágio em que fiz na época da Universidade, de alunos de um famoso colégio numa cidade vizinha. Eles diziam: “- Meu pai me dá tudo, mas não tenho o mais importante: ele comigo!”. Reflita sobre isso, experimente passar um tempo ao lado dos seus filhos, fazer as famosas ‘Perguntas Abertas’, perguntando como foi o dia, brincando, estimulando-os a se expressar.

A terceira forma de amor é: Objetos – Aqui muitos pais se enquadram quando acham que ‘compram’ o Amor dos filhos ou expressam o deles dando objetos, presentes, brinquedos, games, bonecas. Isso só funcionará se realmente seu filho, sua filha gostar dessa forma de amor.

A quarta forma de amor é: Comportamentos e Ações – Dizem respeito a favores, atos e comportamentos que favoreçam seus filhos, você pode arrumar a prateleira de livros para eles, consertar a bicicleta quebrada, arrumar os livros para fazerem as lições de casa.

A quinta forma de amor diz respeito aos: Toques – Os toques expressam o amor de uma forma especial, através de beijos, abraços, cafunés, carinhos… Sempre na hora e local adequado, para não expô-los na frente dos colegas e amigos.

“- Mas como vou saber qual dessas formas o meu filho ou minha filha mais usam?”, essa é uma pergunta chave cuja resposta é simples: basta você usar dos cinco esporadicamente e ir observando a reação deles. É na infância que tudo isso irá ser construído, à medida que você usar das cinco formas de amor naturalmente você receberá feedbacks deles. Não se engane achando que cada ser humano usa apenas uma das cinco formas, muito pelo contrário, usamos todas, mas há uma hierarquia natural que é construída e conservada ao longo da vida.

Identificar a forma de amor mais utilizada por seus filhos tende a aumentar os bons resultados familiares; caso contrário, quando o pai usa de uma forma, a mãe de outra e o filho de uma terceira é como se cada um estivesse falando em um idioma diferente, não havendo a compreensão esperada, ocasionando em resultados diferentes dos cogitados e infelizmente até mesmo em brigas!  Espero verdadeiramente que você pai, que você mãe tenha compreendido e se interessado a praticar e perceber isso no seu dia a dia com seus filhos. Ah; e jamais deixe a criança que habita aí dentro de você morrer, ela é quem foca no ‘aqui e agora’, lhe permitindo o exercício da leveza, da simplicidade, da espontaneidade, lhe impulsionando a sonhar sempre! Um grande abraço.

Leia anterior

Mantenha o equilíbrio!

Leia a seguir

Número de cirurgias bariátricas realizadas no Brasil não representa nem 1% dos pacientes obesos com indicação para o procedimento