News

Agricultores de Valinhos começam a receber kit para análise gratuita de solo

Programa da Prefeitura amplia políticas públicas de desenvolvimento econômico voltadas ao fomento do setor agrícola

A Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação iniciou neste mês o cadastramento de agricultores para fornecimento das análises microbiológicas de água e de solo. O projeto faz parte do programa de valorização ao agricultor “Valinhos Agro”. Dessa forma, os trabalhadores rurais poderão adubar o solo sem erro por falta ou excesso de nutrientes e verificar a qualidade da água que rega as plantações. 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, o kit para coleta das amostras de solo já é entregue no final do cadastramento e as análises de água iniciam em abril. As análises microbiológicas serão realizadas em etapas. Nesta primeira fase, o agricultor retira o kit para coleta de amostra de solo e ele mesmo executa os procedimentos de colhimento rural. Já na segunda etapa, para a análise de água, as equipes responsáveis realizarão o trabalho de campo nas propriedades cadastradas por se tratar de uma análise mais complexa e aprofundada. 

A equipe do Departamento de Agricultura do município realiza o cadastramento para as análises microbiológicas dos trabalhadores rurais durante as feiras de quarta-feira e sábado e, após finalizado, são entregues os kits para coleta de amostras de solo com todas as instruções necessárias. “Quando o agricultor retorna com a amostra para entrega, o material é levado para um laboratório terceirizado para análise. Os serviços contratados de laboratório são considerados o melhor meio para avaliar a fertilidade do solo e a qualidade da água e garantir maior produtividade e lucratividade para as lavouras”, explica o diretor do Departamento de Agricultura, Aluísio Mamprin Brunello.

Até o momento, 23 agricultores já se cadastraram e foram aprovados para a análise. A expectativa da Prefeitura é que até o final do ano todos os pequenos agricultores locais já tenham sido cadastrados e estejam finalizando a análise em sua propriedade. 

As análises são ofertadas para os pequenos agricultores, com área efetivamente produtivas de até 5 hectares, e somente localizadas no município de Valinhos. Serão realizadas 350 análises gratuitas de solo e 350 análises gratuitas de água.

Leia anterior

Mesatenistas valinhenses conquistam mais premiações em campeonatos regionais

Leia a seguir

Igualdade de gênero vem ganhando espaço no setor bancário