News

Dia Mundial do Rock

Data é celebrada pelos representantes do Rock de Valinhos

















Apesar de não ser o estilo musical predominante na Terra do Figo Roxo, há fãs de peso do gênero que tem quase 70 anos de energia e um acordo cheio de histórias

Por Bruno Marques

Se engana profundamente quem pensa que, por ser do interior paulista, e com fama de conservadora, Valinhos só tenha fãs de sertanejo, pagode, funk e outros gêneros mais populares. A Terra do Figo Roxo também tem representantes de peso do Rock, estilo musical que celebrou seu dia neste último 13 de julho, e que possui quase 70 anos de história, fornecendo ritmo e energia a muitos valinhenses.

Uma prova disso é que Valinhos é uma das poucas cidades que, em seu evento mais popular, a Festa do Figo e Expo Goiaba, possui há 10 anos, um espaço reservado para o enérgico estilo que é a Tenda do Rock. Lá se apresentam, anualmente, diversas bandas da cidade, região e municípios mais distantes, contemplando as inúmeras vertentes existentes dentro das veias roqueiras como o Punk Rock, Rockabilly, Progressivo, Hard Rock, Heavy Metal, etc.

Tomahawk

Mas, essa representação que Valinhos tem no Rock não vem apenas de fãs do gênero. A cidade tem uma grande quantidade de músicos de todas as idades que, além de tocarem o gênero de forma autoral e cover, incorporam a energia roqueira como estilo de vida. Uma das várias bandas de Valinhos é o TomaHawk. Formada por veteranos que já trazem experiências de outros grupos, o conjunto é bastante calcado no Rock clássico, fazendo performances bem fiéis de bandas dos anos 70 como AC/DC, Led Zeppelin, Deep Purple, e 80 como Toto, Tears for Fears.

Falando ao Jornal Terceira Visão, o baterista do TomaHawk, Du Franceschini contou que o grupo está junto desde 2021. Além dele na bateria e do seu irmão Juca Franceschini no teclado, o quinteto ainda conta atualmente com Paulo Bergamini no baixo, Carlão no vocal e Marcel Motta na guitarra. “O Rock está no meu sangue”, enfatizou Du, que relatou sobre os shows do TomaHawk em outras regiões e também na cidade. Quem quiser conhecer o som clássico e bem apurado do grupo, eles vão se apresentar novamente na Mafiosa Cervejaria em agosto. O Instagram é banda_tomahawk

2 momentos marcantes em que estilo mais barulhento do mundo fez história em Valinhos

21 de maio de 1994: A Legião Urbana fez o primeiro show da turnê do álbum “O Descobrimento do Brasil’ em Valinhos. A apresentação aconteceu no Ginásio de Esportes Vereador Pedro Ezequiel da Silva, no Parque Municipal. Estava absolutamente lotado e a proprietária do Jornal Terceira Visão, Marcia Duarte estava lá na primeira fila curtindo a maior banda do Rock nacional. Trechos deste show histórico podem ser vistos em perfis do Facebook.

16 de janeiro de 1996: Em comemoração dos 100 anos de Valinhos, a banda que era um verdadeiro fenômeno no momento tocou no Palco 1 da Festa do Figo. Eram nada mais nada menos os Mamonas Assassinas. O grupo esbanjou irreverência para uma plateia completamente ensandecida, onde muitos lembram com muito orgulho de ter ido. Menos de dois meses depois do show em Valinhos, o alegre quinteto de Guarulhos morreu em um acidente aéreo. O show está completo no Youtube.

Leia anterior

1ª Festa Julina de Valinhos conta com cover de Elba Ramalho

Leia a seguir

Grupo Rosa e Amor recebe auditoria transparente e reafirma compromisso com as mulheres