News

PROGRAMA ACOLHE DO INSTITUTO AVON EM VALINHOS

Objetivo é acolher mulheres em situação de violência doméstica e seus dependentes

O Programa Acolhe, uma parceria da Prefeitura de Valinhos e o Instituto Avon fará parte da cidade. O projeto tem como objetivo, o acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica em todas as suas formas, violência física, psicológica, patrimonial, sexual e moral.

A Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres (CEPM) em parceria com o Projeto Guardiã Maria da Penha, da GCM (Guarda Civil Municipal) aderiram ao programa.

Oferecendo hospedagem e alimentação para mulheres com até três acompanhantes (dependentes) de qualquer idade ou sexo, por quinze dias, um serviço protetivo de caráter sigiloso, para garantir a segurança das mulheres, será realizado através do projeto, sem custo algum para o município.

Os critérios de escolha serão adotados através dos atendimentos prévios das mulheres que não estão em medidas protetivas, mas que convivem com ameaças de violências domésticas. A seleção será feita a partir dos atendimentos nos serviços públicos de proteção do município, como as Unidas Básicas de Saúde (UBS), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), a Delegacia de Defesa da Mulher e a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania.

A adesão ao programa aconteceu após a Reunião da Câmara Temática de Políticas Públicas para Mulheres, na Agecamp, na semana passada, quando o programa foi apresentado aos representantes das cidades da Região de Campinas.

Benefícios e histórico
Além da mulher e seus filhos estarem em ambiente adequado e protegido, para favorecer o rompimento da situação de violência, elas têm ainda a oportunidade de capacitação profissional. Outro benefício desse programa é favorecer tanto a parceria entre municípios como entre serviços da rede de proteção local. 

Seus resultados evidenciam que o programa, ao todo, já ofereceu 1.152 diárias para abrigamento temporário de meninas, mulheres e seus dependentes em 200 municípios espalhados por 18 estados brasileiros.

O programa, que oferece vagas para mulheres em hotéis, sem custo para os municípios, foi criado durante a pandemia em função dos índices alarmantes das violências domésticas. O financiamento desse serviço é realizado pelo Fundo Privado de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, coordenado pelo Instituto Avon.

Leia anterior

NOVAS VIAS SERÃO INTERDITADAS PARA REALIZAÇÃO DE OBRAS DA CPFL EM VALINHOS

Leia a seguir

LOUSAS INTERATIVAS E PROJETORES INTELIGENTES FORAM INSTALADOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VALINHOS