News

Valinhos e região: Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas e rajadas de vento

A capital do figo roxo e áreas circunvizinhas se preparam para a chegada de sistema meteorológico com condições adversas a partir deste sábado

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas volumosas e rajadas de vento nas próximas dias na região de Valinhos e arredores. Um sistema meteorológico, incluindo uma frente fria, está previsto para se deslocar pela costa sudeste, trazendo consigo condições climáticas adversas como chuvas intensas, ventos fortes, raios e granizo, entre esta sexta-feira (18) e a próxima segunda-feira (21).

Receba as notícias do JTV no seu WhatsApp

De acordo com as informações do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, as mudanças no clima já começam a se manifestar nesta sexta-feira na região de Valinhos, embora sem grandes alterações nas temperaturas. Espera-se que a frente fria cause ventos de intensidades moderadas e rajadas ocasionais, principalmente durante a tarde, elevando a sensação térmica e o calor. As temperaturas máximas devem atingir até 31°C, enquanto a umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 25%.

Siga o JTV no Instagram e fique por dentro do noticiário de Valinhos e região

Para o sábado, os especialistas do Cepagri projetam céu parcialmente nublado a nublado, com previsão de chuvas a partir da tarde. Esta mudança é resultado da aproximação da frente fria pelo sul do estado e pelo oceano Atlântico. As temperaturas devem variar entre 18°C e 27°C. Já entre domingo e segunda-feira, a previsão aponta para chuvas mais intensas e bem distribuídas, fruto do desenvolvimento de um sistema de baixa pressão.

A Defesa Civil alerta que os impactos mais significativos do sistema meteorológico devem se concentrar nas regiões de Presidente Prudente, Araraquara, Marília e Bauru, onde são esperadas pancadas de chuvas intensas, acompanhadas de raios e possível queda de granizo.

Nas regiões da faixa leste do Estado, incluindo a capital, Região Metropolitana e litoral paulista, a previsão é de pancadas de chuva e, principalmente, rajadas de vento que poderão atingir velocidades de até 80 km/h. Nas áreas litorâneas, a agitação marítima será mais acentuada devido às rajadas intensas de vento. A população da região de Valinhos está sendo orientada a se preparar para as adversidades climáticas previstas e a tomar medidas de precaução, como evitar áreas abertas durante as rajadas de vento e procurar abrigo seguro em caso de chuvas intensas.

Leia anterior

Sistema Cantareira permanece favorável, porém a estiagem causa redução progressiva

Leia a seguir

Luca Di Vito pinta sorrisos e transforma vidas através da arte circense