News

Valinhos 360 e Olho Vivo se unem para lançar censo e aplicativo de segurança para pessoas com deficiência

Na próxima segunda-feira (4), a Prefeitura de Valinhos realizará um evento no Paço Municipal às 16h30 para lançar o novo Censo da Pessoa com Deficiência, após 13 anos sem estudos estatísticos atualizados. Nessa ocasião, também será apresentado o botão do pânico inédito na região, destinado a pessoas com deficiência auditiva, e o cartão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“A população está convidada a participar deste momento importante. Estamos unindo a força de dois programas essenciais do nosso governo para conhecer melhor esse público e, assim, oferecer segurança e ferramentas eficazes para garantir sua inclusão, sempre em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara de Godoy.

Mapeamento

Apesar de o IBGE estimar cerca de 5,7 mil pessoas com deficiência em Valinhos em 2010, os dados não refletem a realidade atual do município. O censo visa mapear e quantificar o número de pessoas com deficiência na cidade para identificar suas necessidades reais e, com base nisso, implementar políticas públicas em seu benefício.

Ajuda

O botão do pânico para surdos é parte do Programa Olho Vivo e é pioneiro na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O aplicativo foi desenvolvido para permitir que pessoas com deficiência auditiva possam acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) de forma mais fácil, por meio de mensagens de texto que chegam em tempo real no Centro de Operações e Inteligência (COI).

Valorização

Agora, pessoas com TEA terão um cartão de identificação, similar ao iCidadão disponibilizado pelo Programa Valinhos 360. A iniciativa visa reduzir a burocracia e tornar o acesso aos serviços da Prefeitura mais eficiente.

O cadastramento estará disponível a partir de terça-feira (5) na Central iCidadão do Paço Municipal, localizado na Rua Antônio Carlos, nº 301, Centro, sendo necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.

Avanços

Valinhos demonstra preocupação com a acessibilidade, implementando diversas ações nos últimos anos para atender às necessidades das pessoas com deficiência. Na Educação, destaca-se o Núcleo de Atendimento à Educação Especial, salas com recursos em escolas municipais, óculos com visão artificial e convênios com instituições especializadas como a Associação Cultura Educacional Social e Assistencial de Capuava (ACESA) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Na Saúde, foi criado neste ano o Centro de Referência do Autismo, que atende 60 pacientes. Na Assistência Social, o convênio com a APAE desenvolve o Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias. No Esporte, o Adapta Valinhos promove a inclusão. O município também conta com playgrounds inclusivos, transportes adaptados e botoeiras sonoras no trânsito.

Leia anterior

73° Festa do Figo irá ocorrer entre os dias 12 e 28 de janeiro

Leia a seguir

Em surto, homem rouba ônibus em Campinas, ameaça motorista, dirige por 2 km e colide em árvore