Valinhos celebra o Dia Nacional da Consciência Negra na Praça Washington Luiz

Valinhos comemorará o Dia Nacional da Consciência Negra nesta quarta-feira (20) com uma série de atividades culturais e artísticas, realizadas das 8h às 18h, na Praça Washington Luiz. O evento é promovido pela Associação Afro Cultural de Valinhos (@afroculturalvalinhos ) em parceria com a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura.

A programação começará às 9h com uma apresentação de louvor da Comunidade Unity. A partir das 10h, será aberta a exposição de mandalas do projeto “Que toda dor vire arte, vire flor, seja amor”, da artista Rosângela Fazani e suas alunas. Às 14h, o público poderá prestigiar uma roda de capoeira com o grupo Alforria do Brasil.

A partir das 15h, a praça será animada por uma apresentação de corimba, com canto e atabaque. Às 16h, o grupo Baque Mulher, de Campinas, se apresentará com músicas de maracatu. O evento será encerrado com um show de pagode da banda Nosso Dom, às 17h.

Além das atrações culturais, o evento contará com foodtrucks e a participação dos artesãos da Feira Arte na Praça, que exibirão seus produtos ao longo de todo o dia.

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é um marco importante para relembrar as lutas dos movimentos negros na busca pelo fim da escravidão. Embora já fosse feriado municipal em Valinhos, a data passou a ser feriado nacional este ano, sendo comemorada em todo o Brasil.

Leia anterior

Monique dos Anjos fala sobre a força da negritude na luta por equidade

Leia a seguir

Caravana de Natal da Coca-Cola passará por Campinas nesta terça-feira, 19