Por meio de parceria com Sesi, projeto piloto começa nesta terça-feira, dia 15, em duas unidades
Estudantes de duas escolas da rede municipal de Valinhos iniciam nesta terça-feira, dia 15, o curso de Robótica, que será oferecido por meio de parceria entre a Prefeitura e o Sesi. O conteúdo inclui iniciação em programação, automação e princípios da robótica.
O curso integra o programa “Sesi Robótica”, uma escola de programação e robótica voltada a alunos de escolas públicas e da rede escolar SESI-SP, na faixa de 8 a 11 anos (kids) e de 12 a 15 anos (teens). O curso será ministrado por um profissional do Sesi, duas vezes por semana, inicialmente nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb’s) Cecília Meireles e Prefeito Jerônimo Alves Correia.
Com carga de 40 horas, as atividades são práticas, exercitando tudo aquilo que se aprende dentro de conceitos básicos de programação. O material didático é online, com acesso à plataforma MakeCode, além de apresentação de slides e utilização de placa processadora Micro:bit com sensores, botões de acionamento e matriz de leds integrados, orientado à programação por blocos que visa apoiar o aprendizado precoce e o ensino de programação para crianças.
De acordo com o professor e coordenador de Informatização Escolar de Valinhos, o curso de Robótica não tem a pretensão de formar especialistas, mas trazer para o debate a importância de desmitificar o acesso a esse tipo de tecnologia.